Como deve ser o desenvolvimento de uma pessoa com síndrome de Down?
Índice
- Como deve ser o desenvolvimento de uma pessoa com síndrome de Down?
- Por que o acompanhamento de uma criança com síndrome de Down deve ser iniciado o mais rápido possível?
- Qual a melhor forma de desenvolver pessoas com síndrome de Down?
- Qual o tempo de vida de uma pessoa com síndrome de Down?
- Quais itens são avaliados pela escala de desenvolvimento motor?
- Como funciona a estimulação precoce?
- Como desenvolver crianças com síndrome de Down?
- Como educar um filho com síndrome de Down?
- Quais são as características da síndrome de Down?
- Quais os problemas associados à síndrome de Down?
- Qual a probabilidade de desenvolver a síndrome de Down?
- Como trabalhar com crianças com síndrome de Down?

Como deve ser o desenvolvimento de uma pessoa com síndrome de Down?
O desenvolvimento psicomotor do bebê com síndrome de Down é mais lento que os bebês da mesma idade mas com a devida estimulação precoce, que pode iniciar logo no primeiro mês de vida, estes bebês poderão ser capazes de sentar, engatinhar, andar e falar, mas se eles não forem estimulados para isso, estes marcos do ...
Por que o acompanhamento de uma criança com síndrome de Down deve ser iniciado o mais rápido possível?
Quanto mais precoce iniciado o tratamento, mais benefícios a criança poderá ter, visto que “a plasticidade neural tem sua maior intensidade nos primeiros meses de vida” (MORAIS et al., 2016). Todas as crianças com SD devem passar por uma avaliação fisioterapêutica.
Qual a melhor forma de desenvolver pessoas com síndrome de Down?
Pessoas com síndrome de Down precisam, como o resto da população, de um projeto de vida e para isso precisa conhecer-se bem, aceitar suas limitações, conhecer seus pontos fortes e capacidades, ter confiança em si mesmo e ter metas concretas.
Qual o tempo de vida de uma pessoa com síndrome de Down?
Hoje, cada vez mais as pessoas com a síndrome estão chegando na terceira idade. Alguns estudos afirmam que a expectativa de vida cresceu no mínimo 3,75 vezes nos últimos 40 anos. Hoje, ela gira em torno dos 65 anos.
Quais itens são avaliados pela escala de desenvolvimento motor?
Para a avaliação do desenvolvimento motor foram utilizados os testes da Escala de Desenvolvimento Motor - EDM que analisa as áreas da motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal/linguagem, e lateralidade.
Como funciona a estimulação precoce?
“Estimulação precoce é um termo que abrange uma variedade de estímulos para auxiliar o desenvolvimento motor e cognitivo de lactentes e crianças e pode ser definido como um programa de acompanhamento e tratamento multiprofissional para recém-nascidos de risco ou com alguma deficiência.
Como desenvolver crianças com síndrome de Down?
Mas uma boa estimulação realizada nos primeiros anos de vida é determinante para o desenvolvimento de quem tem síndrome de Down em diversos aspectos, do desenvolvimento motor à comunicação. Cada criança tem seu próprio ritmo, que você aos poucos vai perceber e aprender a respeitar.
Como educar um filho com síndrome de Down?
5 dicas para educar crianças com down
- Converse com outros pais. ...
- Tenha uma forte ligação com a criança. ...
- Use recursos visuais. ...
- Faça contato visual direto. ...
- Trate com carinho as crianças com down.
Quais são as características da síndrome de Down?
- Características da síndrome de Down. O indivíduo com síndrome de Down possui alguns traços característicos, como rosto arredondado e olhos amendoados. O indivíduo portador da síndrome de Down pode apresentar alguns traços físicos característicos, como os descritos a seguir: Pescoço curto e largo.
Quais os problemas associados à síndrome de Down?
- Problemas associados à síndrome de Down. Indivíduos com síndrome de Down têm maiores probabilidades de desenvolverem alguns problemas de saúde, como alterações da visão. O portador da síndrome de Down apresenta maior probabilidade de desenvolver alguns problemas de saúde, como:
Qual a probabilidade de desenvolver a síndrome de Down?
- O portador da síndrome de Down apresenta maior probabilidade de desenvolver alguns problemas de saúde, como: Deficiência intelectual de gravidade variável; Hipotonicidade (falta de força muscular) e dificuldades motoras; Problemas de audição, respiração, visão e fala; Distúrbios do sono;
Como trabalhar com crianças com síndrome de Down?
- As crianças com Síndrome de Down podem apresentar hipotonia muscular, o que leva a dificuldades com a coordenação motora fina. Utilize apoio visual e materiais concretos para trabalhar a matemática.