Quando o teste do pezinho deve ser repetido?

Quando o teste do pezinho deve ser repetido?
Existem situações especiais. Se o bebê for prematuro, ou a mãe recebeu corticoide na gestação será necessário outra coleta com 1 mês de vida. Outra situação é e se o bebê recebeu transfusão de sangue após o nascimento, é indicado repetir o teste do pezinho após 90 dias de vida.
Quando o teste do pezinho dar positivo?
A maioria dos recém-nascidos não manifesta nenhum sinal ou sintoma das doenças rastreadas nos primeiros dias de vida. Os recém-nascidos que apresentarem resultado positivo na triagem neonatal devem realizar exames específicos para confirmação. O ideal é que o teste seja realizado entre o 3º e o 5º dia de vida.
Quando deve ser realizado o teste do pezinho?
- O indicado é que o teste do pezinho seja realizado 48 horas após o nascimento, até o 5º dia de vida do recém-nascido. Caso o teste seja realizado antes, é necessário repeti-lo, para que a precisão nos resultados seja garantida. Além do teste gratuito oferecido pelo SUS, há também exames pagos capazes detectar um número maior de doenças.
Quais são as doenças detectadas pelo teste do pezinho?
- Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em cinco anos, mais de 17 mil recém-nascidos foram diagnosticado com alguma doença detectável pelo Teste do Pezinho. Essas doenças podem ser graves e precisam ser tratadas imediatamente.
Como fazer o teste do pezinho ampliado?
- O teste do pezinho ampliado é feito com o objetivo de identificar outras doenças que não são tão frequentes, mas que podem acontecer principalmente se a mulher tiver tido alguma alteração ou infecção durante a gravidez. Assim, o teste do pezinho ampliado pode ajudar a identificar:
Por que o teste do pezinho é indolor?
- O furo do teste do pezinho é praticamente indolor. Entretanto, é normal que o bebê chore, por ser uma sensação nova para ele. O calcanhar é uma região cheia de vasos sanguíneos, facilitando coleta do sangue e diminuindo a dor. Uma alternativa ao exame é o teste no braço, pois é tão eficiente quanto o teste do pezinho, porém ainda menos dolorido.