O que pode quebrar um diamante?
Índice
- O que pode quebrar um diamante?
- Como se corta um diamante?
- Como se chama a pessoa que lapidar diamantes?
- Como é o processo do diamante?
- Quem mexe com pedra e o quê?
- Como foi feito o corte do diamante?
- Qual a cor do diamante colorido?
- Como são usados os diamantes?
- Como descobrir se o diamante é verdadeiro ou não?

O que pode quebrar um diamante?
O diamante é altamente duro, ou seja, risca qualquer outro material existente, no entanto, sua tenacidade não é grande como sua dureza. Sendo assim, o diamante pode sim ser quebrado, mas só pode ser riscado por outro diamante. Uma martelada em uma pedra de diamante pode quebrá-lo em diversos pedaços.
Como se corta um diamante?
Há duas formas de cortar o diamante bruto: na clivagem, o método mais comum, o diamante é partido com um rápido golpe. Em algumas pedras, porém, essa técnica não funciona. Usa-se, então, a serragem, processo longo e tedioso, feito com uma serra elétrica rotatória ou, mais recentemente, com raios laser.
Como se chama a pessoa que lapidar diamantes?
O profissional é especializado na lapidação de gemas preciosas e semipreciosas. Deve pré-formar e facetar as gemas, bem como realizar o polimento.
Como é o processo do diamante?
O diamante também passa por um processo de produção que tem vários estágios. Ele nasce na natureza, é garimpado ou procurado entre pedaços de rochas, é lavado e separado até ficar somente as pedrinhas chamadas de diamante bruto.
Quem mexe com pedra e o quê?
Um gemólogo é capaz de identificar pedras naturais, sintéticas, artificiais, além de imitações.
Como foi feito o corte do diamante?
- O corte do diamante é maneira como foi feita a lapidação da pedra. A lapidação traz brilho à pedra, aumentando a característica de reflexão das cores que compõem o arco-íris. Quanto melhor for o trabalho de lapidação, mais valor o diamante terá.
Qual a cor do diamante colorido?
- Além disso, o processo artificial pode agregar metais na estrutura do diamante, o que os torna atraídos por ímãs, o que não ocorre com os naturais. O grande desafio dos gemólogos, segundo o pesquisador, é descobrir se o diamante colorido ganhou a cor de forma natural ou artificial.
Como são usados os diamantes?
- Os diamantes (tanto os naturais quanto os sintéticos) são utilizados como brocas de perfuração, principalmente na escavação de poços de gás e de petróleo. O diamante pode ser encontrado na superfície terrestre, mas não é neste local que ele é formado.
Como descobrir se o diamante é verdadeiro ou não?
- Descobrir se o seu diamante é verdadeiro ou não é um desafio tentador – afinal, quem não tem interesse em descobrir se comprou gato por lebre? A melhor (porém mais cara) solução para esse problema é pagar um joalheiro de boa reputação e de confiança para avaliar a joia sem danificá-la.