O que causa uma gravidez molar?
Índice
- O que causa uma gravidez molar?
- Quais os riscos da gravidez molar?
- Como descobrir uma gravidez molar?
- Quem teve gravidez molar pode engravidar novamente?
- Como é feita a curetagem de uma gravidez molar?
- Quais os tipos de gravidez molar?
- Como saber se tenho uma gravidez molar?
- Qual o risco de ter uma gravidez molar no futuro?
- Qual a probabilidade de ter uma nova gravidez molar?
- Qual o tratamento para uma gestação molar?

O que causa uma gravidez molar?
As causas da gravidez molar ainda não são totalmente conhecidas, mas acredita-se que isto ocorre por causa de alterações genéticas que acontecem quando o óvulo é fecundado por dois espermatozoides ao mesmo tempo ou quando um espermatozoide imperfeito fertiliza em um óvulo saudável.
Quais os riscos da gravidez molar?
A mola hidatiforme, também conhecida por gravidez molar, é uma das várias patologias que podem levar à interrupção da gestação. Além de causar aborto, a doença pode evoluir para tumor trofoblástico gestacional, uma forma maligna que, se não tratada correta e precocemente, pode colocar a vida da mãe em risco.
Como descobrir uma gravidez molar?
A gravidez molar é diagnosticada quando se realiza a curetagem do útero e quando os produtos da concepção são analisados sob um microscópio. As formas mais invasivas de doença trofoblástica gestacional, às vezes se desenvolvem após uma mola completa ser removida. Elas ocorrem menos comumente após uma gravidez parcial.
Quem teve gravidez molar pode engravidar novamente?
Toda mulher que teve mola hidatiforme deve continuar o acompanhamento até o final, fazendo a dosagem de hCG de acordo com o solicitado pelo médico. Após o acompanhamento, a mulher poderá engravidar novamente, apesar de haver um pequeno risco de uma nova gravidez molar.
Como é feita a curetagem de uma gravidez molar?
Neste procedimento, a abertura do colo do útero é dilatada e com auxílio de um instrumento especial (cureta) é feita uma raspagem no interior do útero para remover todo o tecido molar, o que se denomina curetagem. O procedimento leva cerca de uma hora e pode requerer anestesia geral.
Quais os tipos de gravidez molar?
Existem dois tipos de gravidez molar: completa e parcial. Na forma da Gravidez Molar Completa, o tipo mais frequente e de maior risco, o óvulo não possui núcleo ativo, e os cromossomos do espermatozoide se duplicam. Sendo assim, não há a formação de tecidos placentários impossibilitando a evolução fetal.
Como saber se tenho uma gravidez molar?
- Como saber se tenho uma gravidez molar? Bem no comecinho, você poderá ter sintomas normais de gravidez, mas, em algum momento pode haver sangramento (lembrando sempre que os sangramentos não são necessariamente sinal de algum problema grave na gestação e que muito raramente indicam gravidez molar).
Qual o risco de ter uma gravidez molar no futuro?
- O risco de voltar a ter uma gravidez molar no futuro é de cerca de 1 a 2 por cento. Na grande maioria dos casos de gestação molar não compromete a capacidade de a mulher voltar a engravidar, mesmo as que se submeteram a quimioterapia.
Qual a probabilidade de ter uma nova gravidez molar?
- Porém, as chances de ter uma nova gravidez molar são muito baixas, cerca de 1%. Após a curetagem, é possível ocorrer o desenvolvimento da mola hidatiforme invasiva.
Qual o tratamento para uma gestação molar?
- Qual o tratamento para uma gestação molar? ´Na maioria dos casos é preciso realizar uma curetagem, a fim de retirar todo o tecido anormal. Em alguns, uma segunda curetagem é realizada para remover sobras de tecidos. O médico pedirá uma série de exames, e os níveis do hormônio da gravidez serão monitorados até zerarem.