O que fazer quando tem um choque térmico?

O que fazer quando tem um choque térmico?
Nos dias quentes, é aconselhável ingerir alimentos leves e bastante água para manter os níveis de hidratação e a termorregulação ideais, evitando superaquecimentos e riscos maiores ao entrar em ambientes artificialmente resfriados. Beber água também ajuda a amenizar os sintomas de choque térmico em decurso.
Como prevenir o choque térmico?
- Entretanto, o choque térmico é um problema tratável, desde que receba cuidados médicos. Contudo, para prevenir o choque térmico antes de mais nada é preciso de cautela. Ou seja, ter em mente que é preciso seguir uma lista de boas práticas antes de expor seu corpo a mudanças de temperatura.
Quais são as histórias sobre o choque térmico?
- As histórias sobre o choque térmico são muitas e, geralmente, elas vêm acompanhadas de grandes exemplos (fictícios ou não) que colocam medo até em adultos. Quem já ouviu os pais falarem sobre a “boca torta” sabe bem como esses contos podem assustar, não é?
Quais são os mitos que causam choque térmico?
- Porém, também há alguns mitos criados em torno do assunto. Sair de um ambiente muito quente e entrar num lugar muito frio (ou vice e versa) é basicamente a explicação do que pode causar um choque térmico na prática. Quando uma pessoa passa por uma mudança brusca de temperatura, pode sofrer alguns danos corporais.
Por que o choque térmico é brincadeira?
- De acordo com o G1, isso acontece porque o corpo humano entende que o choque é um estresse sofrido pelo organismo, podendo levar a alterações do metabolismo, como febre, baixa de imunidade, liberação de citocinas e até à arritmia, que pode levar à morte. Só com essa informação já vimos que o choque térmico não é brincadeira.