O que o perfeccionismo pode causar?

O que o perfeccionismo pode causar?
Isso porque essa tendência está associada a uma série de condições clínicas preocupantes como: depressão e ansiedade (mesmo em crianças), automutilação, transtorno de ansiedade social e agorafobia, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), compulsão alimentar, anorexia, bulimia, estresse pós-traumático, síndrome de fadiga ...
Qual a melhor definição para o perfeccionismo?
- A melhor definição para o perfeccionismo: a busca pela perfeição inalcançável, que queima sua força de vontade, auto estima, e vontade de viver enquanto tenta atingir objetivos nada realistas. Perfeccionismo cria um estado constante de descontentamento, alimentado por uma corrente de emoções negativas como medo, frustração e decepção.
Qual a etiologia do perfeccionismo?
- O perfeccionismo é uma defesa sem precedentes para crianças "emocionalmente abandonadas". Esta mesma etiologia também tem perfeccionismo adolescente, que se desenvolve em famílias onde os pais percebem os sucessos ou falhas de crianças como marcadores de seu próprio sucesso ou fracasso.
Por que o perfeccionismo está relacionado com a personalidade?
- “Embora o perfeccionismo não seja considerado, na ciência psicológica, como um traço de personalidade em si mesmo, ele está altamente relacionado com [um dos] cinco principais traços de personalidade chamados de neuroticismo.
Como reconhecer o perfeccionismo?
- O primeiro passo no tratamento é reconhecer o problema. Reconhecer que o perfeccionismo é um sintoma de algo muito maior. Reconhecer que você precisa de ajuda profissional, de um psicólogo e um psiquiatra, para vencer os sintomas que acompanham o perfeccionismo, principalmente a ansiedade e frustração.