O que é a tosse crônica?
Índice
- O que é a tosse crônica?
- Quais são as principais doenças e condições que provocam tosse crônica?
- Quando uma pessoa tosse muito o que pode ser?
- Qual a causa da tosse crónica em adultos?
- Quais medicamentos causam tosse crônica?
- Qual a tosse crônica associada ao estresse?
- Como ocorre a tosse ocasional?

O que é a tosse crônica?
Gripes e resfriados, por exemplo, manifestam o sintoma da tosse por um período de até 3 semanas, durante a fase aguda dessas doenças. Caso a tosse permaneça por um tempo maior ou que se repita de maneira frequente, passa a ser tratada como tosse crônica, pois pode ser sinal de algo mais grave e deve ser investigado.
Quais são as principais doenças e condições que provocam tosse crônica?
São três as causas mais frequentes de tosse crônica: síndrome da tosse das vias respiratórias altas, asma e refluxo gastroesofágico. O fumante frequentemente acredita que é normal tossir. Entretanto, a tosse é o sintoma mais característico do câncer de pulmão.
Quando uma pessoa tosse muito o que pode ser?
O que causa tosse? A tosse aguda --que dura até três semanas -- geralmente está relacionada a infecções das vias aéreas superiores ou dos brônquios. Ela costuma ser provocada por problemas simples como gripes e resfriados ou alergias, mas também pode aparecer em crises de asma e bronquite.
Qual a causa da tosse crónica em adultos?
- Uma causa comum, mas pouco conhecida, de tosse crónica em adultos é a tosse convulsa, apesar de em Portugal a vacinação reduzir significativamente a sua incidência. A tosse crónica também pode ocorrer com infeções fúngicas do pulmão, infeção por tuberculose ou infeção pulmonar por micobacterias não tuberculosas.
Quais medicamentos causam tosse crônica?
- Medicamentos ECA, geralmente usados para tratar a pressão sanguínea elevada, provocam uma tosse crônica em até 20 por cento dos pacientes. A tosse é geralmente seca. Mudar para outra medicação muitas vezes melhora a tosse ao longo de uma a duas semanas.
Qual a tosse crônica associada ao estresse?
- Tosse crônica associada ao estresse. Frequentemente, a tosse crônica tem sido associada ao estresse. Hábitos como o consumo de cigarro, muito tempo no trânsito, baixa hidratação, ar condiciado, falta de prática de exercícios físicos e de alimentação saudável causam esses sintomas, em conjunto.
Como ocorre a tosse ocasional?
- A tosse ocasional ajuda a liberar partículas e secreções dos pulmões, ajudando a prevenir infecções. Em alguns casos, a tosse pode não ocorrer apenas ocasionalmente, e ser um caso crônico, quando dura oito ou mais semanas, e não está associado a qualquer sintoma de outras doenças como gripe, sinusite, e resfriado.