O que pode ser tontura no idoso?
Índice

O que pode ser tontura no idoso?
As causas de tontura no idoso são inúmeras e, em geral, envolvem muitos sistemas do organismo. Doenças psiquiátricas (como ansiedade e depressão); cardiovasculares (como arritmias, enxaquecas, infarto); e neurológicas (como Doença de Parkinson e esclerose múltipla) devem ser consideradas.
O que pode ser tonturas e não é labirintite?
Sentir-se tonto ou ter uma sensação de desmaio iminente ao se levantar bruscamente após um período deitado ou sentado são sintomas de uma condição chamada na medicina de hipotensão ortostática.
Quais os sintomas de labirintite em idoso?
O que é a labirintite
- Náuseas e vômitos;
- Sudorese;
- Alterações gastrintestinais;
- Perda de audição;
- Desequilíbrio;
- Zumbidos no ouvido;
- Audição reduzida.
Como tratar a tontura em idosos?
- A abordagem da tontura em idosos é desafiadora, pois é frequentemente atribuída a múltiplos problemas, incluindo vertigem, doença cerebrovascular, problemas cervicais, falta de condição física e medicações. A dificuldade visual por catarata e outros problemas é comum em idosos e exacerba a incapacidade da tontura.
Por que a tontura em idosos merece atenção especial?
- A tontura em idosos merece atenção especial por sua elevada prevalência, de até 38%, e por seus riscos associados de queda, incapacidade, institucionalização e até óbito.
Quais são as causas de tontura?
- As proporções de pacientes com várias causas de tontura são: 40% possuem disfunção vestibular periférica; 10% têm lesão neurológica central (sistema vestibular ou tronco cerebral); 15% têm transtorno psiquiátrico; e 25% apresentam outros problemas, como pré-síncope e desequilíbrio. Em outros 10%, o diagnóstico permanece desconhecido.
Quais os episódios de tontura em idosos acima de 72 anos?
- Em um estudo de base populacional de 1087 idosos acima de 72 anos, 24% relatou ter um episódio de tontura nos dois meses prévios e essa tontura esteve presente por pelo menos um mês.