Qual é a causa da insônia?

Qual é a causa da insônia?
Entre eles, estão: estresse, hábitos inadequados, estilo de vida irregular, transtornos mentais, neurológicos ou hormonais, problemas respiratórios, dores crônicas, problemas gastrointestinais, ingestão de medicamentos ou substâncias, entre outros. Na maioria dos casos, a insônia é do tipo psicofisiológica.
Que doenças podem levar à insônia?
- Além da depressão, condições psiquiátricas e neurológicas, como ansiedade, síndrome das pernas inquietas, mal de Parkinson e Alzheimer, podem levar à insônia. A causa pode ser tanto alterações nas regiões cerebrais que afetam o sono como medicamentos usados para tratar as doenças.
Quais são as consequências da insônia?
- Complicações da insônia podem incluir: Menor desempenho no trabalho ou nos estudos. Tempo de reação e reflexo mais lento, acompanhado de maior risco de acidentes. Problemas psiquiátricos, como depressão ou transtorno de ansiedade. Excesso de peso ou obesidade.
Como a insónia torna-se mais comum?
- A insónia torna-se mais comum com o avançar da idade. Conforme envelhecemos, podemos sentir: Alterações nos padrões de sono - o sono, muitas vezes, torna-se menos repousante à medida que envelhecemos, então é mais provável que o ruído ou outras mudanças no seu ambiente o despertem.
Quem é mais propensa a apresentar insônia?
- Gravidez: a insônia também é comum com a gravidez. Idosos: pessoas acima dos 60 anos de idade, devido principalmente às alterações nos padrões de sono e a problemas de saúde. Pessoas com transtorno mental: como depressão, ansiedade, transtorno bipolar e o transtorno de estresse pós-traumático são mais propensas a apresentar insônia.