O que significa alelos múltiplos?

O que significa alelos múltiplos?
O alelismo múltiplo é responsável pela variabilidade existente entre os indivíduos para determinadas características. Podemos dizer que os alelos múltiplos são variantes alternativas para um mesmo locus e, obedecem às mesmas regras de transmissão dos alelos que têm apenas duas alternativas em cada indivíduo.
Em que situação podemos falar de alelos múltiplos?
Alelos múltiplos ou polialelia é a situação em que um gene (genótipo) apresenta três ou mais alelos, e não apenas dois, para um mesmo lócus cromossômico (endereço do gene), determinando uma característica (fenótipo).
Como os Polialelos se originam?
O gene A e o gene a podem sofrer uma, duas, três ou várias mutações, originando uma série de múltiplos alelos que controlam o mesmo caráter. Dessa forma, podemos dizer que os alelos múltiplos se originam por mutações de genes preexistentes. Esse fenômeno também pode ser chamado de poliaelia.
O que é alelos?
Significado de Alelo substantivo masculino [Genética] Cada uma das formas apresentadas pelo gene que, localizado no mesmo lugar de cada par de cromossomos, ocasiona e determina um efeito ou característica diferente; alelomorfo.
Como funciona a polialelia?
Polialelia, ou alelos múltiplos, é o nome dado ao fenômeno em que os genes possuem mais de duas formas alélicas, ou seja, uma mesma característica pode ser determinada por três ou mais alelos (formas alternativas de um gene).
O que se entende por polialelia?
Existência de de três ou mais tipos de alelos diferentes para os mesmos locus cromossómicos, cujo efeito depende da relação de dominância entre eles.
Como entender o sistema ABO?
O sistema ABO é um sistema que classifica o sangue em tipos A, B, AB ou O. O sistema ABO classifica grupos sanguíneos em tipos A, B, AB e O. Esse sistema foi descrito em 1900 por Karl Landsteiner, que, inicialmente, descreveu os grupos A, B e O.