O que causa o desalinhamento do veículo?
Índice
- O que causa o desalinhamento do veículo?
- O que acontece com o carro sem alinhamento?
- Qual o tempo para alinhar e balancear o carro?
- O que é alinhamento veicular?
- Como fazer o alinhamento do carro?
- Quais são os motivos da falta de alinhamento da geometria do carro?
- Como manter o carro em linha reta?
- Por que não fazer a cambagem do carro?

O que causa o desalinhamento do veículo?
Causas do desalinhamento Dentre as causas mais comuns do desalinhamento dos pneus estão: as batidas em obstáculos, o tráfego em locais de difícil acesso (como em vias cobertas por muita lama ou pedregulhos), ter passado sobre buracos, calibragem inadequada e o próprio desgaste da suspensão.
O que acontece com o carro sem alinhamento?
Veículos com problemas de alinhamento ou balanceamento de rodas não só causam desgaste irregular nos pneus, mas comprometem o conforto da viagem e a segurança. Dependendo da severidade do caso, outros componentes da suspensão podem sofrer desgaste prematuro também.
Qual o tempo para alinhar e balancear o carro?
É recomendável fazer alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km e substituir os pneus entre 35 mil km e 45 mil km. Para isso, muitos recorrem a lojas especializadas.
O que é alinhamento veicular?
O alinhamento das rodas, ou paralelismo do eixo, como às vezes é chamado, consiste em ajustar os ângulos das rodas de modo a obedecerem às especificações do fabricante do veículo. Por outro lado, o balanceamento das rodas permite que estas girem sem causar vibrações desnecessárias.
Como fazer o alinhamento do carro?
- O alinhamento é um serviço muito conhecido pelos motoristas. Até porque é feito com frequência… ou deveria ser! Mas, como qualquer outro item relacionado ao carro, é fonte inesgotável de dúvidas. Selecionamos cinco dicas básicas para que os condutores não caiam em conversas fiadas na hora de levar o carro para a oficina.
Quais são os motivos da falta de alinhamento da geometria do carro?
- Outros motivos além da falta de alinhamento da geometria da direção podem levar o automóvel a “puxar” a direção, como, por exemplo, pressão desigual nos pneus de lados opostos do carro. Se o sistema de freio está atuando com intensidade diferente nas rodas, ou se houver diferença de desgaste entre os pneus, o mesmo problema pode ocorrer.
Como manter o carro em linha reta?
- Se o sistema de freio está atuando com intensidade diferente nas rodas, ou se houver diferença de desgaste entre os pneus, o mesmo problema pode ocorrer. Até mesmo o piso molhado pode afetar a direção do carro. Por isso, experimente manter o carro em linha reta em diferentes condições após conferir a pressão dos pneumáticos.
Por que não fazer a cambagem do carro?
- Mas, fique atento, não é preciso fazer a cambagem sempre que o alinhamento é realizado! Outros motivos além da falta de alinhamento da geometria da direção podem levar o automóvel a “puxar” a direção, como, por exemplo, pressão desigual nos pneus de lados opostos do carro.