O que leva a pericardite?
Índice
- O que leva a pericardite?
- Por que desenvolvemos derrame Pericárdico quais os riscos desta patologia?
- Quais os fatores de risco da pericardite?
- Quando ocorre a pericardite?
- Quanto tempo dura pericardite?
- O que é derrame pericárdico sintomas?
- Quais os sintomas de pericardite crônica?
- Qual o tratamento para pericardite?
- Por que a pericardite pode evoluir?
- Qual a forma crônica da pericardite?
- Quais os sinais da pericardite constritiva?

O que leva a pericardite?
Pericardite é a inflamação do pericárdio, uma membrana ou espécie de saco que envolve e protege o coração. Em 90% dos casos, a doença é causada por um vírus, como o da gripe, por exemplo. Nas demais situações, pode ser gerada por bactéria, fungos, alguns parasitas, tumores e doenças reumatológicas, entre outros.
Por que desenvolvemos derrame Pericárdico quais os riscos desta patologia?
Uma das principais causas do Derrame Pericárdico são as infecções por vírus na própria membrana que envolve o coração, as chamadas pericardites. Doenças como a tuberculose, colagenose e, até mesmo, metástases tumorais também costumam desencadear a produção excessiva de líquido pericárdico e provocar o problema.
Quais os fatores de risco da pericardite?
Factores de risco comuns
- Uma pessoa que tenha a respiração rápida e pesada.
- Uma pessoa que sofra da dispneia.
- Uma pessoa que sofra freqüentemente da tosse seca.
- Uma pessoa que tenha a anomalia em sua/sua temperatura corporal ou caia doente frequentemente.
Quando ocorre a pericardite?
A pericardite acontece quando há uma inflamação do pericárdio. Ela se dá em duas formas: aguda e crônica.
Quanto tempo dura pericardite?
A doença. Pericardite é um processo inflamatório que afeta a membrana que recobre e protege o coração. A doença pode ser aguda ou crônica. A forma aguda, em geral, é de instalação súbita e se estende por volta de uma a três semanas.
O que é derrame pericárdico sintomas?
Em casos moderados relacionados a pericardites, o derrame pericárdico pode provocar: falta de ar ou dificuldade para respirar, principalmente quando deitado; dor no peito, geralmente atrás do esterno ou no lado esquerdo do peito; sensação de plenitude do peito; inchaço nas pernas ou abdômen.
Quais os sintomas de pericardite crônica?
A pericardite crônica é uma inflamação do pericárdio (a estrutura sacular flexível de camada dupla que envolve o coração) que começa gradualmente, tem longa duração e resulta no acúmulo de líquido no espaço pericárdico ou espessamento do pericárdio. Os sintomas podem incluir falta de ar, tosse e fadiga.
Qual o tratamento para pericardite?
- O tratamento para pericardite é indicado pelo cardiologista de acordo com a causa do derrame, quantidade de líquido acumulado e da consequência que ele pode trazer ao funcionamento do coração.
Por que a pericardite pode evoluir?
- Sem tratamento, a pericardite pode evoluir para complicações graves que põem em risco a vida dos doentes. O tamponamento cardíaco é uma delas. A outra é a pericardite constritiva. Na sua maioria, ambas derivam da inflamação das camadas que constituem o pericárdio.
Qual a forma crônica da pericardite?
- A forma crônica dessa doença tem início gradual e persiste durante um tempo maior. Os principais sinais e sintomas da pericardite são: Dor no peito aguda e contínua;
Quais os sinais da pericardite constritiva?
- Falta de ar, cansaço, inchaço nas pernas e no abdômen são sinais da pericardite constritiva que pode evoluir para insuficiência cardíaca grave. A punção e drenagem do derrame pericárdico por pericardiocentese é um procedimento de caráter provisório no tratamento do tamponamento cardíaco e da pericardite constritiva.