adplus-dvertising

Qual é a causa do tártaro?

Índice

Qual é a causa do tártaro?

Qual é a causa do tártaro?

O tártaro é formado através do acúmulo de placa bacteriana na superfície dental que, quando não é removido totalmente, acaba ficando preso no local por muito tempo e endurece, formando uma “crosta” de cor amarelada ou esbranquiçada.

Quais são as consequências do tártaro?

O tártaro pode causar inflamações e irritações da mucosa da gengiva, que, por sua vez, transformam a boca em um ambiente propício a doenças como a halitose (mau hálito), cárie, gengivite e periodontite, e em alguns casos pode acarretar até perda dentária.

Qual a diferença de tártaro e cárie?

Muitas pessoas perguntam ao médico dentista se existem diferenças entre placa bacteriana e tártaro nos dentes. ... Uma acumulação significativa de placa bacteriana pode resultar em cáries dentárias e doença das gengivas. O tártaro nos dentes é placa calcificada.

Como evitar o surgimento do Tártaro?

  • Evitar ou diminuir o surgimento do tártaro é uma tarefa diária, porém simples. Para isso, basta escovar os dentes após as refeições e usar fio ou fita dental, bem como enxaguante bucal, pois ele inibe a atividade das bactérias presentes ali.

Qual a principal causa da formação do Tártaro?

  • Como mencionado anteriormente, a principal causa da formação do tártaro é, sem dúvidas, uma higiene bucal inadequada. A razão para isso é bem simples: o acúmulo de restos de alimento na região da boca favorece a proliferação de bactérias nocivas, fornecendo a elas o ambiente perfeito para realizar as suas reações vitais.

Quais são os tipos de tártaro?

  • Tipos de tártaro. Existem dois tipos: Supragengival: ocorre acima da borda da gengiva. Por afetar a parte mais aparente do dente, é mais fácil de ser identificado no exame visual, até mesmo por sua coloração esbranquiçada ou amarelada.

Qual a melhor opção para combater o tártaro?

  • No entanto, uma opção caseira que ainda é bastante discutida é o uso de bicarbonato de sódio, já que essa substância consegue penetrar a placa bacteriana e aumentar o pH, ajudando no combate às bactérias ali presentes e ajudando a remover o tártaro.

Postagens relacionadas: