O que causa inflamação nas amígdalas?

O que causa inflamação nas amígdalas?
Como ficam expostas à passagem de ar, comida, bebida e tudo o que se leva à boca, acabam se tornando alvo de vírus e bactérias — e, na tentativa de combatê-los, o corpo aciona um processo inflamatório. As amígdalas incham e, nos quadros causados por uma infecção bacteriana, podem ficar até com pus.
Quais os sintomas de amígdalas inflamada?
Os sinais e sintomas de amigdalite são os seguintes:
- Garganta inflamada e dor de garganta;
- Dificuldade na deglutição;
- Cefaleias ou dores de cabeça;
- Mal-estar geral;
- Febre;
- Dor de ouvidos (mas observação por otoscopia costuma ser normal);
- Voz alterada;
Qual a causa da inflamação nas amígdalas?
- Essa infecção é denominada amigdalite. A inflamação nas amígdalas também pode ser causada por alérgenos, queda de pH que leva à irritação da mucosa das amígdalas (refluxo gastroesofágico), irritação causada por fumaça de cigarros ou álcool, frio e baixa umidade do ar.
Quais são os sintomas de amidalite crônica?
- Estes são sintomas de uma pessoa que sofre de amidalite crônica (amídalas grandes, geralmente uma maior que a outra; vários episódios de inflamação na garganta e produção de secreção dura e com mal cheiro das amídalas).
Qual a cirurgia para remoção das amígdalas?
- A cirurgia para remoção das amígdalas (amigdalectomia ou tonsilectomia) só é indicada em casos específicos que não respondem ao tratamento clínico, causam grande incômodo ao/à paciente (caso da amigdalite caseosa) ou se repetem várias vezes ao ano, as chamadas amigdalites de repetição.
Qual a vantagem das injeções de amigdalite?
- A grande vantagem das injeções é que normalmente são aplicadas em doses únicas, tanto em adultos como em crianças. Abandonar o tratamento da amigdalite bacteriana antes do tempo pode trazer complicações graves, pois a bactéria pode ficar resistente ao antibiótico e provocar recaídas, além de outras infecções, como infecção urinária.