adplus-dvertising

Quais são os riscos do contato com o lixo radioativo?

Índice

Quais são os riscos do contato com o lixo radioativo?

Quais são os riscos do contato com o lixo radioativo?

Nos seres humanos, o contato e a contaminação com esse tipo de material radioativo pode ocasionar no desenvolvimento de inúmeras doenças graves, como câncer, mutações genéticas, destruição das células e, em casos extremos, a morte imediata.

Onde é depositado o lixo radioativo?

Os rejeitos de usinas nucleares são colocados em recipientes especiais e descartados em locais com revestimento de concreto, devendo permanecer confinados por um período longo que varia de anos. No Brasil, este tipo de descarte é realizado nas mineradoras e em institutos energéticos.

O que é radioativo é perigoso?

A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.

Como é feito o descarte dos resíduos radioativos?

Por sua vez, resíduos de alta radioatividade, como restos de combustível nuclear e rejeitos oriundos da extração de plutônio, devem ser colocados em piscinas de resfriamento junto aos próprios reatores das usinas. Em seguida, toda a estrutura é cercada por várias barreiras de aço, chumbo e concreto.

Por que os lixos radioativos ainda permanecem no ambiente?

  • Os lixos radioativos ainda permanecem no ambiente por longos anos causando contaminação da atmosfera e trazendo riscos. As soluções para a redução desse problema ainda são muito discutidas, pois não existem depósitos adequados em muitos países para o armazenamento desses elementos químicos.

Como funciona o iodo radioativo no tratamento de doenças?

  • O iodo radioativo, quando usado em baixas doses, é um grande aliado no diagnóstico de doenças. Em doses maiores, ele é muito importante no tratamento de doenças como alguns tipos de câncer. A seguir, você vai ver com mais detalhes como o iodo radioativo atua no diagnóstico e no tratamento de várias condições de saúde.

Como fazer a radioterapia com iodo radioativo?

  • A radioterapia com iodo pode ser feita apenas uma vez ou repetida a cada 3 meses até que não exista mais nenhum sinal de câncer de tireoide. Ao contrário do hipertireoidismo que usa doses relativamente baixas, um câncer de tireoide só é tratado com grandes doses de iodo radioativo.

Será que a radiação do iodo pode contaminar outras pessoas?

  • Se a radiação do iodo é capaz de contaminar outras pessoas ao seu redor, já imaginou o que ela pode causar em um feto em desenvolvimento ou em um bebê que mama no peito? Quando exposto à radiação, um feto pode desenvolver defeitos congênitos ou, até mesmo, não resistir.

Postagens relacionadas: