adplus-dvertising

O que é azia e o que causa?

Índice

O que é azia e o que causa?

O que é azia e o que causa?

O que é azia? A azia é a sensação de queimação no estômago e pode causar dores no peito, irradiando desconforto para pescoço e garganta. Ela ocorre quando o suco gástrico rompe o esfíncter, anel muscular que separa o esôfago do estômago.

Qual é a diferença entre azia e queimação?

Segundo a Dra. Nilma, azia é uma sensação de queimação na região do peito (retroesternal), enquanto a má digestão é uma sensação de peso na região epigástrica (vulgo boca do estômago) após a alimentação. “A azia é o retorno para o esôfago do conteúdo ácido do estômago.

Qual a principal causa da azia?

  • A principal causa da azia é o refluxo de material ácido proveniente do estômago para o esôfago e garganta. Em algumas situações, quando a acidez é muito grande ou a proteção estomacal é destruída, a azia é sentida no estômago. A azia geralmente está associada aos quadros de refluxo gastroesofágico, gastrite e esofagite.

Qual o tratamento para a azia constante?

  • No entanto, se as causas não forem identificadas poderão se tornar um problema mais grave, sendo necessário a procura de um gastroenterologista. Independente da causa, o tratamento para a azia constante é feito com antiácidos para diminuir a acidez do estômago e mudança nos hábitos alimentares.

Por que a azia é uma doença?

  • A azia não é uma doença propriamente dita, mas sim um sintoma que pode aparecer isoladamente e com muita frequência quando abusamos de alguns tipos de bebidas ou alimentos. Contudo, quando a azia é constante, ela pode ser sintoma de algumas doenças do aparelho digestivo. A regra geral para o tratamento da azia é não ingerir aquilo que faz mal.

Quais alterações no estilo de vida podem provocar a azia?

  • Mudanças no estilo de vida são muito importantes para quem sofre de azia, mas existem casos onde a azia não é só provocada pelos hábitos alimentares, havendo outras situações clínicas incluídas, por isso, pessoas que sofrem de azia mais de 1 vez por semana, de forma recorrente, devem ir ao médico para realizar exames.

Postagens relacionadas: