Qual a diferença de hemorragia digestiva alta e baixa?
Índice
- Qual a diferença de hemorragia digestiva alta e baixa?
- Quais os fatores de risco na HDB?
- Qual é a causa mais comum de hemorragia digestiva oriunda do intestino delgado?
- Que quadro de sinais e sintomas podem classificar a hemorragia alta ou baixa?
- Como tratar pacientes com hemorragia digestiva baixa?
- Como ocorre a hemorragia no trato digestivo?
- Qual o prognóstico para hemorragia digestiva alta?
- Como classificar a hemorragia digestiva?

Qual a diferença de hemorragia digestiva alta e baixa?
Hemorragia digestiva alta: quando os locais do sangramento são o esôfago, o estômago ou o duodeno; Hemorragia digestiva baixa: quando o sangramento ocorre no intestino delgado, grosso ou reto.
Quais os fatores de risco na HDB?
São considerados fatores de risco para novos episódios de sangramento:
- Idade > 60 anos.
- Insuficiência renal crônica;
- Presença de varizes de grosso calibre;
- HDA maciça (Hb < 8mg/dl, na admissão).
Qual é a causa mais comum de hemorragia digestiva oriunda do intestino delgado?
Úlceras pépticas , doença diverticular (como a diverticulite) e vasos sanguíneos anormais (angiodisplasia) são as causas mais comuns de hemorragias intensas.
Que quadro de sinais e sintomas podem classificar a hemorragia alta ou baixa?
Vômito com sangue vivo ou com aparência de borra de café, sangue escuro misturado nas fezes e sangue vivo revestindo ou misturado nas fezes são sinais de hemorragia digestiva alta. Sangue escuro misturado nas fezes e sangue vivo revestindo ou misturado nas fezes indicam hemorragia digestiva baixa.
Como tratar pacientes com hemorragia digestiva baixa?
- Como tratar o paciente com hemorragia digestiva baixa? A prioridade é a estabilização hemodinâmica do paciente nos pacientes com sangramento agudo: Perda de volume < 15% não apresenta hipotensão ou taquicardia. Obs.: pacientes em uso de betabloqueador e idosos podem não apresentar taquicardia, enquanto grávidas e crianças podem apresentar sintomas.
Como ocorre a hemorragia no trato digestivo?
- Hemorragia pode ocorrer em qualquer região do trato digestivo (gastrointestinal [GI]), da boca ao ânus. O sangue pode ser facilmente visto a olho nu (exposto) ou ocorrer em quantidades muito pequenas para ser visível (oculto). O sangue oculto é detectado apenas por meio do exame de uma amostra de fezes com substâncias químicas especiais.
Qual o prognóstico para hemorragia digestiva alta?
- Depois de feitos o diagnóstico e tratamento certeiros, o prognóstico é bastante bom para pacientes que tiveram hemorragia digestiva alta, desde que sejam tomados alguns cuidados: Dieta O paciente deve seguir uma dieta especial por pelo menos três meses, evitando cafeína, bebidas alcóolicas, condimentos, alimentos ácidos como frutas cítricas etc
Como classificar a hemorragia digestiva?
- A hemorragia digestiva pode ser classificada em alta, quando atinge a parte superior do trato gastrointestinal (esôfago, estômago e duodeno); e baixa, quando atinge a parte inferior do trato gastrointestinal (intestino delgado, intestino grosso e ânus). As causas para o sangramento digestivo são diversas.