O que pode causar a sepse?

O que pode causar a sepse?
Na maioria das vezes, a sepse é causada por infecção com certos tipos de bactérias que são geralmente adquiridas em hospital. Raramente, fungos, tais como Candida, causam sepse. Infecções que podem levar à sepse começam mais comumente nos pulmões, abdômen ou trato urinário.
Qual a causa de uma infecção?
- Trata-se de uma infecção com alto potencial de morte, uma vez que pode afetar todo sistema imunológico e dificultar o funcionamento dos órgãos. Em resposta, o organismo provoca mudanças na temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca, contagem de células brancas do sangue e respiração.
Qual a condição provocada pela infecção no corpo?
- A condição provocada pela penetração de microrganismos no corpo, sejam bactérias, vírus, fungos ou protozoários, é definida como infecção. “Todos temos fungos, bactérias e outros microrganismos vivendo no corpo e a presença não significa infecção.
Quais são as infecções mais comuns?
- As mais comuns são a pneumonia, infecções na barriga e infecções urinárias. Por isso quanto menor o tempo com infecção, menor a chance de surgimento da infecção generalizada. Caso o paciente perceba alguns dos sintomas, como febre, calafrios, alteração da frequência cardíaca e respiratória, o conselho é procurar um médico o quanto antes.
Quando começa a infecção?
- Em 48 horas, começam as manifestações clinicas, que são sinais específicos de cada infecção. Cada microrganismo causa um problema especifico no corpo. Um ataca os rins, outro ataca os pulmões”, explica Bianca Miranda, infectologista corporativa da Americas Serviços Médicos. A sepse é uma forma de infecção.