O que provoca a hipocalemia?

O que provoca a hipocalemia?
A hipocalemia pode ter várias causas. A causa mais comum é a perda excessiva de potássio na urina, causada pelo uso de medicamentos diuréticos. Vômitos e diarreia também podem levar à baixa quantidade de potássio no sangue a partir do trato digestivo.
Como corrigir hipocalemia?
O tratamento da hipocalemia inclui o tratamento da doença de base e a reposição do potássio, lembrando que a dose oral não deve exceder 20 a 40 mEq de potássio. A reposição endovenosa é indicada se a hipocalemia é severa ou sintomática, com potássio menor que 3 mEq/L.
Porque vômito causa hipocalemia?
Normalmente, o nível de potássio se torna baixo, porque muito se perde pelo trato digestivo devido a vômitos, diarreia ou uso excessivo de laxantes. Às vezes potássio em excesso é excretado na urina, geralmente por causa de medicamentos que fazem os rins eliminarem o excesso de sódio, água e potássio (diuréticos).
Como Prevenir a hipocalemia?
- O uso cuidadoso de diuréticos pode ajudar a prevenir hipocalemia. Se este for um problema decorrente de outro, a prevenção também depende da causa subjacente à baixa quantidade de potássio na corrente sanguínea. Uma alimentação rica em potássio também é uma boa alternativa para ajudar a prevenir hipocalemia.
Quais medicamentos causam hipocalemia temporária?
- Certos medicamentos (como insulina, albuterol e terbutalina) fazem com que mais potássio se mova do sangue para as células e pode resultar em hipocalemia. No entanto, esses medicamentos costumam causar hipocalemia temporária, a menos que outro quadro clínico também esteja causando a perda de potássio.
Quais são os exames para hipocalemia?
- No entanto, a hipocalemia pode ser um sintoma de algum problema mais grave, por isso outros exames podem ser necessários, como: 1 Gasometria arterial 2 Painel metabólico básico ou abrangente 3 Eletrocardiograma (ECG) More ...
Qual o tratamento da hipocalcemia?
- O tratamento da hipocalcemia depende da causa, da gravidade do quadro e da presença ou não de sintomas. Quando há uma hipocalcemia grave e com sintomas, é necessária a reposição de cálcio, como gluconato de cálcio ou cloreto de cálcio, pela veia, até que haja alívio dos sintomas.