O que é leucopenia E o que ela pode indicar?
Índice
- O que é leucopenia E o que ela pode indicar?
- O que fazer para melhorar leucopenia?
- Em quais condições patológicas pode ocorrer a leucocitose ou leucopenia?
- Quando ocorre a leucopenia?
- Quais medicamentos podem causar leucopenia?
- Como ocorre a leucopenia crônica?
- Como identificar a leucopenia?
- Quais são as causas da leucopenia secundária?

O que é leucopenia E o que ela pode indicar?
Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
O que fazer para melhorar leucopenia?
Após o diagnóstico preciso do médico, o uso de vitaminas e esteroides podem aumentar o número de produção dos Leucócitos na medula óssea. Em alguns casos, o tratamento pode incluir tomar um medicamento chamado fator de crescimento que estimula a medula óssea a produzir novos glóbulos brancos saudáveis.
Em quais condições patológicas pode ocorrer a leucocitose ou leucopenia?
Geralmente a leucocitose é causada pelo combate a infecções ou por descontrole das divisões celulares. Contudo, pode ocorrer também em certas condições fisiológicas como gravidez , menstruação e exercícios musculares intensos, mas nelas nunca chega aos altos valores que podem ser encontrados nos quadros patológicos.
Quando ocorre a leucopenia?
Um nível de leucócitos abaixo de 4.500/mm³ é conhecido como leucopenia. Quando ocorre leucopenia, o primeiro passo mais importante é determinar qual tipo de célula está diminuído – os neutrófilos (neutropenia) ou os linfócitos (linfopenia).
Quais medicamentos podem causar leucopenia?
- Alguns medicamentos, incluindo quimioterapias usadas para câncer e antibióticos, e alguns outros tratamentos, como radioterapia, também podem causar leucopenia. Alguns casos da Leucopenia podem ser apenas uma variação normal relacionada com a época de vida do paciente, mas pode ser também um sinal de alerta para algum problema de saúde.
Como ocorre a leucopenia crônica?
- Leucopenia crônica grave ocorre com uma freqüência de 000 habitantes, leucopenia congênita e idiopática - 000, leucopenia cíclica - 1 por 1 milhão de habitantes. A leucopenia é uma manifestação freqüente de anemia aplástica.
Como identificar a leucopenia?
- Caso a Leucopenia seja identificada, o médico começa a investigar as possíveis causas por meio de exames, como a eletroforese das proteínas, sorologias, fator antinuclear, entre outros. Em seguida, é verificado qual o tipo de leucócito que está causando a alteração para dar continuidade ao tratamento adequadamente.
Quais são as causas da leucopenia secundária?
- O exame físico pode mostrar linfonodomegalia e/ou esplenomegalia, lesões de pele, sinais de hepatopatia crônica ou sinais de outras patologias. Essa avaliação inicial orientará a investigação subsequente a ser realizada. O Quadro 1 apresenta causas e investigação da leucopenia secundária.