adplus-dvertising

O que acontece com o sangue de quem tem leucemia?

Índice

O que acontece com o sangue de quem tem leucemia?

O que acontece com o sangue de quem tem leucemia?

Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e às plaquetas. Na leucemia, uma célula sanguínea que ainda não atingiu a maturidade sofre uma mutação genética que a transforma em uma célula cancerosa.

Como ocorre a leucemia?

  • Na leucemia, as células sanguíneas doentes (câncer) se formam e atrapalham a produção das células sanguíneas saudáveis da medula óssea, diminuindo seu número normal. A leucemia pode ser classificada como “aguda” ou “crônica” de acordo com a velocidade de crescimento das células doentes assim como de sua funcionalidade.

Quais os fatores de risco para a leucemia?

  • Outros fatores de risco para o desenvolvimento da leucemia incluem tabagismo, exposição a determinados produtos químicos — como formaldeído —, histórico familiar, síndrome de Down, exposição a agrotóxicos, entre outros. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Qual a leucemia crônica mais comum?

  • Ocorre em virtude de uma lesão adquirida, ou seja, não hereditária, no material genético de um linfócito na medula-óssea. Esta célula passa a proliferar sem controle e a invadir diferentes tecidos e o sistema sanguíneo. Com CLL, a leucemia crônica mais comum, você pode se sentir bem durante anos sem precisar de tratamento.

Quais são as células responsáveis pela leucemia?

  • Nela, são encontradas as células mães ou precursoras, que originam os elementos do sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e plaquetas. No Brasil, atualmente a leucemia é o 9º câncer mais comum entre os homens e o 11º entre as mulheres.

Postagens relacionadas: