O que são radicais livres e o que provoca o aumento dos mesmos?
O que são radicais livres e o que provoca o aumento dos mesmos?
Radicais livres são moléculas instáveis e que apresentam um elétron que tende a se associar de maneira rápida a outras moléculas de carga positiva com as quais pode reagir ou oxidar.
O que estimula a produção de radicais livres?
Atividade física intensa. Como a produção de radicais livres decorre do metabolismo do oxigênio, atividades que levam a uma maior circulação de oxigênio no organismo tendem a aumentar o nível de radicais livres.
Como os Radicais Livres atuam?
- Assim, os radicais livres podem tanto atuar como agentes oxidantes por receber elétrons tanto como agentes redutores por doar elétrons. A quebra das ligações formando os radicais, bem como as ligações que os radicais realizam, é a base para explicar o mecanismo das reações orgânicas.
Qual a importância dos radicais livres para o organismo?
- A formação dos radicais livres também é importante para o organismo no sentido de que eles podem interagir de forma violenta e não seletiva quando corpos estranhos entram em nosso organismo, combatendo-os.
Como ocorre a produção de radicais livres?
- A produção de radicais livres é uma sequela do aumento do consumo de oxigênio que ocorre com o exercício e guarda uma estreita relação com o dano muscular, ocorre tanto durante o exercício como durante o estado de repouso no período de recuperação.
Qual o principal fornecedor de radicais livres?
- Os radicais livres podem ser eletricamente neutros, terem carga positiva ou negativa. O mais simples é representado por um átomo de hidrogênio com um próton e um único elétron. O oxigênio é o principal fornecedor de radicais livres.