Qual a chance de um exame de gravidez de sangue dar errado?
Índice
Qual a chance de um exame de gravidez de sangue dar errado?
É raro ocorrer um falso positivo ou uma mulher não estar grávida e dar positivo, porém os testes tem 0,5% de chances de erro. Portanto o teste de gravidez pode dar errado sim e existem algumas situações que podem sim ocorrer um falso positivo, como: Aborto recente e devido ainda constar resíduos do beta HCG no sangue.
Pode dar positivo no exame de sangue e não estar grávida?
Sim, é possível o Beta-hCG estar positivo e a mulher não estar grávida. Isso é chamado de teste falso positivo e ocorre em casos de tumores germinativos (ovarianos ou testiculares - isto é, o Beta-hCG pode ser positivo inclusive em homens, que obviamente não estarão grávidos).
Qual a importância do exame de gravidez de sangue?
- O que, por sua vez, pode ser confundido com a menstruação, fazendo com que a mulher descarte a possibilidade de uma gestação. Por isso, mais uma vez, é importante destacar a importância do exame de gravidez de sangue. Sobretudo, o exame de gravidez de sangue beta HCG só é realizado quando há suspeita de gestação.
Qual o resultado do exame de gravidez?
- O exame de gravidez Beta-hCG pode ser qualitativo ou quantitativo. O resultado do Beta-hCG qualitativo indica apenas “positivo” ou “negativo”. Se der positivo, a mulher está grávida. Resultados negativos indicam ausência de gravidez. Já o Beta-hCG quantitativo indica a quantidade do hormônio hCG no sangue.
Quando é realizado o exame de gravidez de beta Hg?
- Sobretudo, o exame de gravidez de sangue beta HCG só é realizado quando há suspeita de gestação. Inclusive, se a mulher estiver com sintomas de gravidez, e se mesmo assim o exame de Beta HCG não detectá-la ou ser inconclusivo, o recomendado que ele seja repetido depois de 3 dias.
O que acontece com o teste de gravidez?
- O que acontece nesses casos é que algumas mulheres realizam o teste de gravidez e obtém um resultado positivo, mas após uns dias acabam menstruando ou obtendo um resultado negativo em um novo teste. A primeira impressão que se tem é que o primeiro teste falhou, mas na verdade o que provavelmente ocorreu foi uma perda ovular.