O que acontece com a eliminação de um fármaco se seu volume de distribuição for baixo?
Índice
- O que acontece com a eliminação de um fármaco se seu volume de distribuição for baixo?
- O que é volume de distribuição em Farmacologia?
- Por que os fármacos não são distribuídos para todos os locais do organismo?
- O que significa o medicamento ter um volume de distribuição elevado ou baixo?
- Qual a influência do fluxo sanguíneo no processo de distribuição de um fármaco?
- Qual é o volume de distribuição da Hidroxicloroquina?
- Qual é o volume real de distribuição do fármaco?
- Qual a distribuição de um fármaco?
- Qual o volume de distribuição do medicamento?
- Quais fatores podem influenciar a distribuição dos medicamentos?
O que acontece com a eliminação de um fármaco se seu volume de distribuição for baixo?
Ao diminuir a concentração do fármaco ativo no sangue, o metabolismo e a excreção reduzem o tempo durante o qual um fármaco é capaz de atuar sobre um órgão alvo. A meia-vida de eliminação é definida como o tempo durante o qual a concentração do fármaco no plasma diminui para a metade de seu valor original.
O que é volume de distribuição em Farmacologia?
Volume de distribuição (VD) , também conhecido como volume aparente de distribuição, é um termo usado farmacologicamente para quantificar a distribuição de uma droga pelo corpo após administração oral ou parenteral.
Por que os fármacos não são distribuídos para todos os locais do organismo?
Devido à recirculação do sangue, o medicamento passa da corrente sanguínea para os tecidos do corpo. Após a absorção, a distribuição da maioria dos medicamentos não é uniforme em todo o corpo.
O que significa o medicamento ter um volume de distribuição elevado ou baixo?
Volume da distribuição Para um fármaco com alta ligação tecidual, muito pouco do fármaco permanece na circulação; assim, a concentração plasmática é baixa e o volume de distribuição é alto. Fármacos que permanecem na circulação tendem a ter baixo volume de distribuição.
Qual a influência do fluxo sanguíneo no processo de distribuição de um fármaco?
O débito cardíaco, o fluxo sanguíneo regional, a permeabilidade capilar e o volume do tecido determinam a taxa de distribuição de fármaco para os órgãos, sendo esta mais rápida para os tecidos nobres.
Qual é o volume de distribuição da Hidroxicloroquina?
A cloroquina é bem absorvida a partir do trato gastrointestinal. A distribuição do fármaco é relativamente lenta em um volume aparentemente muito grande (>100 L/kg).
Qual é o volume real de distribuição do fármaco?
- Esse volume representa o volume real de distribuição, e nunca deve exceeder os 43L. Por outro lado, existe o volume aparente de distribuição, que não corresponde ao espaço fisiológico. Conceituadamente, é o volume no qual o fármaco tem que se dissolver para que sua concentração se iguale a concentração plasmática.
Qual a distribuição de um fármaco?
- A distribuição de um fármaco pode ser representada por um modelo multicompartimental, em que o fármaco se distribui com velocidades diferentes a diversos tecidos. Além disso, fatores como o fluxo sanguíneo, lipossolubilidade e redistribuição podem afetar a distribuição desse fármaco.
Qual o volume de distribuição do medicamento?
- O volume de distribuição (Vd) é um parâmetro farmacocinético que consiste na relação entre a quantidade de fármaco no organismo em diferentes tecidos e a concentração plasmática do mesmo. Esse é um parâmetro importante a medida que reflete o quanto o fármaco em questão se distribuiu.
Quais fatores podem influenciar a distribuição dos medicamentos?
- Além destes do fármacos em si, fatores ligados ao organismo também podem influenciar na distribuição. São exemplos destes fatores: idade do paciente, genética, alterações nos níveis proteícos, estados fisiológicos especiais (gravidez), patologias (acidose, alcalose), alterações no fluxo sanguíneo, quantidade total de água e fatores que possam ...