adplus-dvertising

Quais são as diferenças entre fármacos indutores e inibidores enzimáticos?

Índice

Quais são as diferenças entre fármacos indutores e inibidores enzimáticos?

Quais são as diferenças entre fármacos indutores e inibidores enzimáticos?

Os agentes indutores costumam ser, eles mesmo, um substrato para as enzimas induzidas; por isso, o processo pode resultar no lento e gradual desenvolvimento de tolerância. - Inibição Enzimática:diminui o metabolismo e ,consequentemente, aumenta a ação de outros fármacos metabolizados pela enzima.

Qual seria a enzima citocromo mais abundante responsável pelo metabolismo de mais de 50% dos fármacos?

As isoenzimas CYP1A2, CYP2B6, CYP2C19, CYP2D6, CYP2E1 e CYP3A4, entre as enzimas que integram o CYP450, são as que parecem contribuir com maior frequência no metabolismo da maioria dos medicamentos.

Que tipo de interação medicamentosa ocorre quando duas drogas produzem o mesmo efeito?

1) Sinergismo. Nos casos em que dois ou mais fármacos administrados conjuntamente têm o mesmo efeito farmacológico.

Quais são as interações medicamentosas?

Interações medicamentosas são modificações dos efeitos de um fármaco decorrentes do uso recente ou concomitante de outro fármaco ou fármacos (interações farmacológicas) ingestão de alimentos (interações fármaco-nutriente) ou ingestão de suplementos alimentares (interações suplemento-fármaco).

O que é um indutor Enzimatico?

Indução enzimática - é uma elevação dos níveis de enzimas (como o complexo Citocromo P450) ou da velocidade dos processos enzimáticos, resultantes em um metabolismo acelerado do fármaco. Alguns fármacos têm a capacidade de aumentar a produção de enzimas ou de aumentar a velocidade de reação das enzimas.

Quais fármacos são indutores enzimáticos?

Indutores enzimáticos

  • Erva de São João (Hypericum perforatum)
  • Barbitúricos.
  • Carbamazepina.
  • Griseofulvina.
  • Rifampicina.

Como ocorrem as interações medicamentosas?

  • Interações medicamentosas ocorrem quando um medicamento reage com outro medicamento ou suplemento, que você está tomando, com algum alimento ou bebida que você consumiu ou com outra condição médica. Por exemplo, o suco de toronja é conhecido por interferir com vários medicamentos.

Como ocorre a eliminação dos fármacos?

  • A eliminação dos fármacos pode ser realizada por biotransformação ou excreção, sendo que a maioria deles passa por ambos os processos. Por excreção se entende a passagem dos fármacos da circulação sangüínea para o meio externo; é através deste processo que os compostos são efetivamente removidos do organismo.

Por que as interações medicamentosas podem acontecer em qualquer faixa etária?

  • Apesar de as interações medicamentosas poderem acontecer em qualquer faixa etária, as pessoas mais velhas são mais vulneráveis, explica Michael A. Steinman, geriatra da Universidade da Califórnia, em São Francisco, que escreveu um comentário que acompanha o artigo.

Como é possível errar na administração de medicamentos?

  • Errar na administração de medicamentos não precisa mais ser um desafio na sua profissão. Seguindo as dicas que separamos, é possível garantir a segurança do paciente ao longo do tratamento — inclusive, de dependência química —, bem como assegurar sua responsabilidade profissional e obter mais reconhecimento. Gostou das dicas?

Postagens relacionadas: