Quais os prejuízos e consequências que o plágio trás para a formação do estudante profissional?
Quais os prejuízos e consequências que o plágio trás para a formação do estudante profissional?
O Plágio compromete a credibilidade das pesquisas científicas, desprestigia títulos acadêmicos, atribui vícios na aprendizagem dos estudantes que veem a se tornar diplomados incapazes de elaborar trabalhos acadêmicos nivelados ao Ensino Superior.
Quais as consequências para quem comete plágio?
- Em muitos de seus artigos são determinadas as consequências para quem comete plágio. Veja: Art. 103 – Quem editar obra literária, artística ou científica, sem autorização do titular, perderá para este os exemplares que se apreenderem e pagar-lhe-á o preço dos que tiver vendido.
Como pode acontecer o plágio?
- De acordo com o professor Lécio Ramos, citado por Garschagen (2006), o plágio pode acontecer de três formas: 1) Integral: cópia de um trabalho na íntegra, sem créditos ao autor. 2) Parcial: parágrafos ou frases soltas de um ou mais autores sem citação das fontes.
Quando é descoberto o plágio?
- Há decisões judiciais confirmando a perda do título de pós-graduação (especialização, mestrado e até doutorado) quando posteriormente é descoberto o plágio.
Será que o plágio é algo ruim?
- Não é novidade que plágio é algo ruim em qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Além de ser uma prática mal vista, capaz de minar a confiança do cliente, o plágio pode, até mesmo, prejudicar a carreira do produtor de conteúdo — já que a violação dos direitos autorais está, inclusive, no Código Penal.