Quem protege o mangue?
Índice
- Quem protege o mangue?
- Quem deve proteger as restingas?
- Qual é a Lei que protege os manguezais?
- Como são definidos restingas e manguezais pela legislação ambiental?
- O que pode ser feito para proteger os mangues?
- O que podemos fazer para proteger os manguezais?
- Por que é importante proteger as restingas?
- Porque devemos preserva as áreas de restingas?
- O que são os manguezais e as restingas *?
Quem protege o mangue?
O CONAMA é um órgão do Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA, instituído pela Política Nacional do Meio Ambiente – PNMA, Lei n. 6.938/81.
Quem deve proteger as restingas?
A questão gerou dúvidas já que essas áreas também são protegidas pela Lei da Mata Atlântica e pelo próprio Código Florestal.
Qual é a Lei que protege os manguezais?
A Lei Federal nº 12.651/2012 – Código Florestal Brasileiro vigente (BRASIL, 2012a) - em seu artigo 4º, inciso VI, apresenta como Áreas de Preservação Permanente (APPs) as restingas, como fixadoras de dunas ou estabilizadoras de manguezais, em que se entende que há a proteção da vegetação associada, mas sem a proteção ...
Como são definidos restingas e manguezais pela legislação ambiental?
Nesse sentido, as restingas são classificadas pelo Código Florestal como Áreas de Preservação Permanente (APPs) quando forem fixadoras de dunas ou estabilizadoras de mangues. Os manguezais também são APPs, em toda a sua extensão (art. 4º, VI e VII, da Lei n. 12.651/2012).
O que pode ser feito para proteger os mangues?
Embora o Brasil tenha historicamente protegido seus manguezais por meio de leis federais, o novo código florestal permite o uso de parte deste ambiente para atividades como a carcinicultura. Por outro lado, um conjunto de áreas protegidas protege hoje cerca de 75% dos manguezais brasileiros.
O que podemos fazer para proteger os manguezais?
Realizar diversas atividades que abordam a preservação e sustentabilidade do mangue. Identificar os animais que precisam desse ecossistema para viver. Conscientizar os estudantes em relação a atividades de manejo sustentável que possibilitem a preservação dessa floresta.
Por que é importante proteger as restingas?
A restinga protege os ninhos das tartarugas marinhas, atualmente ameaçadas de extinção, e serve de abrigo para espécies de crustáceos, como siris e caranguejos.
Porque devemos preserva as áreas de restingas?
As restingas exercem uma série de bens e serviços socioambientais, dentre eles a fixação de dunas litorâneas. As dunas e restingas, formam não só um ecossistema rico em espécies de fauna e flora endêmicas, mas também protegem o litoral de eventos erosivos das ondas e marés.
O que são os manguezais e as restingas *?
Assim como o manguezal, a restinga também é um ecossistema de transição entre mar e terra, mas é um ambiente mais seco e arenoso que o primeiro. ... “Assim como acontece nas dunas, as áreas de restinga têm forte ocorrência de ventos, além de altas temperaturas e elevada salinidade.