O que acontece com um músculo alongamento excessivamente?
Índice
- O que acontece com um músculo alongamento excessivamente?
- O que pode acontecer com quem não faz alongamento antes de uma atividade física?
- Quais os problemas que podem ocorrer quando não se dá importância ao aquecimento A ao alongamento?
- Porque o músculo encurta?
- Por que o excesso de alongamentos pode provocar lesões?
- Por que um alongamento nunca deve ser doloroso?
- Qual a classificação do alongamento?
- Por que os alongamentos devem ser realizados no final?
O que acontece com um músculo alongamento excessivamente?
Quando você se concentra no músculo que está alongando, “quase não realiza atividades musculares e articulares, o que reduz a tensão e relaxa ainda mais as fibras. Com isso, se cria um efeito contraproducente para a posterior atividade”, explica o treinador e diretor técnico da BodyOn, Alfonso Alonso.
O que pode acontecer com quem não faz alongamento antes de uma atividade física?
A falta de uma sequência de exercícios de alongamento pode comprometer seu treino (fazendo que você canse mais, por exemplo) e aumentar a incidência de lesões musculares. Mas para tudo existe um limite: alongar exageradamente — forçando até níveis de dores muito exorbitantes — também é prejudicial.
Quais os problemas que podem ocorrer quando não se dá importância ao aquecimento A ao alongamento?
O encurtamento do sistema muscular gera como consequências o aumento do gasto energético, desestabilização da postura, utilização de fibras musculares compensatórias, compressão das fibras nervosas, aumento das incidências de cãibras e dor, além de prejuízo da técnica nas habilidades esportivas.
Porque o músculo encurta?
Quando não há estímulo para o alongamento dos músculos, as fibras se amontoam e perdem a elasticidade. A pele, assim, também adere à posição inativa do músculo, o que limita a extensão dos movimentos. O corpo se adapta a essa baixa demanda muscular, levando ao encurtamento.
Por que o excesso de alongamentos pode provocar lesões?
- O excesso de alongamentos pode provocar lesões. Outra pesquisa realizada pela Stephen F. Austin State University, no Texas (EUA), e publicada em 2013 revela que não é possível saltar tão alto depois de realizar exercícios de alongamento estático.
Por que um alongamento nunca deve ser doloroso?
- Um alongamento nunca deve ser doloroso”, argumenta Alonso. O diretor da divisão de atividade física do Clube Metropolitan, Francisco Pascal, afirma: “Nem sempre é indicado alongar logo após terminar de fazer exercício, às vezes, a musculatura está sobrecarregada.
Qual a classificação do alongamento?
- Classificação de Alongamento Da mesma forma que a flexibilidade, o alongamento também pode ser classificado em dois tipos, levando-se em conta a forma de execução. Existe o alongamento passivo e o ativo. a) Alongamento Passivo É feito com a ajuda de forças externas, que podem ser uma outra pessoa ou aparelhos (faixas elásticas, bastões ...
Por que os alongamentos devem ser realizados no final?
- Esses alongamentos, mais relaxados e passivos, devem ser realizados no final, segundo os especialistas e estudos antes mencionados, pois quando acabamos de fazer um exercício, o organismo libera ácido lático através dos músculos.