O que ataca a bronquiolite?
O que ataca a bronquiolite?
A bronquiolite é uma infecção nos bronquíolos, ramificações dos brônquios que levam oxigênio aos pulmões. Em geral, sua causa é o vírus sincicial respiratório (VSR), que ataca principalmente crianças até os 2 anos de idade.
O que fazer para prevenir a bronquiolite?
Como evitar que a bronquiolite volte a surgir
- Evitar que o bebê brinque com outros bebês com gripe ou resfriados;
- Lavar as mãos antes de pegar no bebê, especialmente após estar em contato com outras pessoas;
- Limpar frequentemente os brinquedos e superfícies onde ao bebê brinca;
Qual é a principal causa da bronquiolite?
A bronquiolite é uma inflamação aguda dos bronquíolos terminais, ou seja, das ramificações mais finas que conduzem o ar para dentro dos pulmões. É causada, na grande maioria das vezes, por vírus, e o mais frequente é o VSR (vírus sincicial respiratório), principalmente nos meses frios.
Quem transmite bronquiolite?
Durante os outros meses, a bronquiolite geralmente é causada por outros vírus. O VSR é altamente contagioso e pode permanecer ativo em superfícies por várias horas. É transmitido pelo contato com uma pessoa infectada e pode se espalhar facilmente através das famílias, creches e hospitais.
Qual é a bronquiolite?
- A bronquiolite é uma infecção pulmonar viral muito comum em bebês com menos de 2 anos que provoca a inflamação das vias aéreas mais estreitas do pulmão, conhecidas como bronquíolos. Quando estes canais inflamam, aumentam a produção de muco que dificulta a passagem do ar, causando dificuldade para respirar.
Como se manifesta a bronquiolite aguda?
- Após um período de doís a três dias, surge dificuldade respiratória que se vai agravando e que se acompanha por sibilos (pieira), irritabilidade e recusa alimentar. Nas crianças mais pequenas, a bronquiolite aguda pode manifestar-se, numa fase inicial, por períodos de apneia (pausas respiratórias).
Como contrair a bronquiolite?
- Também é possível contrair bronquiolite por meio de objetos compartilhados, tais como utensílios de cozinha, toalhas ou brinquedos. O principal fator de risco para a bronquiolite é a idade. A doença só atinge crianças até os dois anos de idade, mas quanto mais jovem a pessoa for, mais riscos ela tem de contrair a doença.
Como se traduz a bronquiolite?
- A bronquiolite – inflamação dos bronquíolos – se traduz clinicamente por broncoespasmo (chiado no peito) e tosse com expectoração. Obs: A bronquiolite obliterante e a bronquiolite obliterante com pneumonia organizada (BOOP) são doenças diferentes da bronquiolite e não serão abordadas neste texto.