adplus-dvertising

O que bloqueia e o que permite a passagem de luz?

Índice

O que bloqueia e o que permite a passagem de luz?

O que bloqueia e o que permite a passagem de luz?

Resposta: Geralmente sólidos opacos. Explicação: Quanto mais opaco for, maior o bloqueio da luz.

Quais outros objetos do nosso cotidiano não permitem a passagem da luz produzindo mesmo efeito?

Grande parte dos materiais que estão à nossa volta não permite a passagem da luz. Os materiais que apresentam essa característica, como por exemplo, as madeiras, as montanhas e as paredes são denominados meios opacos, pois não podemos enxergar através deles.

Quais objetos opacos não permitem a passagem de luz?

Quando iluminamos uma placa de metal, por exemplo, nenhuma porção da luz é capaz de atravessá-la, portanto, trata-se de um meio opaco. Perceba que o meio opaco não é um meio sem brilho, mas sim um meio que não permite que a luz o atravesse. Exemplos: metal, madeira, gesso, papelão, osso etc.

Quais objetos que você utiliza no dia a dia permitem a passagem de luz de que material eles são feitos?

Os meios transparentes permitem que a luz passe por eles, fazendo que possamos enxergar através deles. São exemplos de objetos transparentes: um copo de vidro, as lentes de um óculos e uma gota d'água.

Qual é a velocidade da luz?

  • Você sabe qual é a velocidade da luz? No vácuo, a luz pode propagar-se com velocidade de 299.792.458 metros por segundo. Até hoje, não se conhece nada capaz de se mover mais rapidamente que ela. A velocidade da luz não depende de sua fonte emissora, nem dos seus observadores, mas, exclusivamente, do meio no qual se propaga.

Qual a frequência da luz?

  • Luz é uma forma de radiação eletromagnética cuja frequência é visível ao olho humano. A luz pode propagar-se no vácuo com velocidade de aproximadamente 300 mil km/s.

Quais são as fontes de luz?

  • Dentre os dois acontecimentos, há também duas fontes de luz. A primária, capaz de produzir sua própria luz e a secundária, capaz somente de refletir a luz, afinal, conhecidas como corpos iluminados. Há também 3 meios de propagação dessas ondas: transparente, translúcido e meio opaco.

Por que a luz não poderia ser considerada onda?

  • De acordo com a proposta de Isaac Newton, no século XVII, a luz não poderia ser considerada onda, pois não sofria fenômenos como a difração, característico de uma onda. Para Newton, a luz deveria ser formada por minúsculas partículas, que possuíam a condição de transportar energia e sofrer reflexões e refrações.

Postagens relacionadas: