Quais os requisitos para a interposição de recurso adesivo?
Índice
- Quais os requisitos para a interposição de recurso adesivo?
- É cabível a interposição de recurso adesivo em remessa oficial?
- Quando será cabível a interposição de recurso adesivo?
- São características do recurso adesivo?
- Onde cabe recurso adesivo?
- Quando o recurso de uma parte não é recebido por deserto o recurso adesivo da outra parte interposto tempestivamente?
- Quanto ao recurso adesivo podemos afirmar?
- Qual o prazo para interposição do recurso principal?
- Qual o prazo para apresentação do recurso adesivo?
- Qual o prazo de impugnação do recurso adesivo?
- Como é admissível o recurso adesivo?
Quais os requisitos para a interposição de recurso adesivo?
Para um recurso adesivo ser interposto, é necessário que ambas as partes tenham sido sucumbentes, ou seja, ambas tenham “perdido”. Interposição de recurso independente: um recurso só pode ser adesivo se existir outro principal independente ao qual ele será aderido.
É cabível a interposição de recurso adesivo em remessa oficial?
O recurso que foi interposto de forma adesiva fica subordinado ao recurso independente da outra parte, sendo-lhe aplicáveis as mesmas regras quanto aos requisitos de admissibilidade, inclusive prazo e preparo, conforme previsão do § 2° do artigo 997.
Quando será cabível a interposição de recurso adesivo?
Em resumo, o recurso adesivo cabe quando há sucumbência recíproca na decisão. Ou seja, quando autor e réus são considerados vencidos no processo judicial. Isso ocorre quando não acolhe plenamente os interesses de nenhuma das partes.
São características do recurso adesivo?
Suas características essenciais são: i) interposição no prazo para resposta do recurso principal interposto pela outra parte; ii) subordinação ao recurso independente, de modo que, havendo desistência ou inadmissibilidade norecurso principal, o recurso adesivo automaticamente não será conhecido; iii) cabível apenas nos ...
Onde cabe recurso adesivo?
1. Nos termos do art. 997, II, do CPC/2015, somente será admissível recurso adesivo na apelação, no recurso extraordinário e no recurso especial.
Quando o recurso de uma parte não é recebido por deserto o recurso adesivo da outra parte interposto tempestivamente?
Se houve desistência deste ou aquele não foi recebido, não se pode recorrer adesivamente. A parte que tenha renunciado ao direito de recorrer não poderá fazê-lo sob a forma autônoma ou adesiva.
Quanto ao recurso adesivo podemos afirmar?
O recurso adesivo é novidade do Código de 1973 no direito brasileiro. Está previsto no art. 500 do CPC. Aplica-se exclusivamente em caso de sucumbência recíproca, situação em que ambas as partes têm interesse para interpor o recurso independente, porém, por alguma razão qualquer, uma delas não o faz.
Qual o prazo para interposição do recurso principal?
- Interposição no prazo de resposta para o recurso principal: o prazo para interposição do recurso adesivo é o mesmo prazo para apresentação de contrarrazões da apelação, recurso especial e recurso extraordinário, ou seja, 15 dias.
Qual o prazo para apresentação do recurso adesivo?
- Acerca do prazo para apresentação, aplicam-se ao recurso adesivo as regras dos arts. 180, 183, 1 do CPC, ou seja, dispõem de contagem em dobro o Ministério Público, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública, e os litisconsortes com diferentes procuradores (de escritórios diversos e apenas em processos não eletrônicos).
Qual o prazo de impugnação do recurso adesivo?
- Elaborado em 02/2020. O artigo analisa as regras sobre os aspectos formais e materiais do recurso adesivo no Código de Processo CIvil. Em algumas situações de prazo comum e em determinados recursos, a parte que não impugnar a decisão judicial ainda tem mais uma oportunidade para tanto, caso a parte adversa tenha recorrido.
Como é admissível o recurso adesivo?
- O “recurso adesivo” somente é admissível na: 1 Apelação 2 Recurso extraordinário 3 Recurso especial More ...