O que pensavam os filósofos gregos sobre a ética Sócrates Platão e Aristóteles?
O que pensavam os filósofos gregos sobre a ética Sócrates Platão e Aristóteles?
Sócrates, Platão e Aristóteles são os pensadores gregos mais estudados e citados no campo da ética. De um modo geral, afirmavam que a conduta do ser humano deveria ser pautada no equilíbrio, a fim de evitar a falta de ética. Pregavam a virtude, a estreiteza moral e outras atitudes voltadas para a ética.
Quem é Platão e Aristóteles?
- Platão e Aristóteles, Platão defendia o Inatismo, Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, A teoria Plâtonica.
Qual a ética para Aristóteles?
- A ética (do grego ethos, "costume", "hábito" ou "caráter") para Aristóteles está diretamente relacionada com a ideia de virtude (areté) e da felicidade (eudaimonia). Para o filósofo, tudo tende para o bem e a felicidade é a finalidade da vida humana.
Qual a finalidade da ética para Platão?
- Além disso, precisamos entender que com relação à ética para Platão, ela tem a finalidade de levar o homem a se voltar para o bem. Em outras palavras, o ser humano deveria buscar aquilo que engrandece a sua alma e abrir mão das coisas materiais ou dos prazeres. Interessante não?
Como o filósofo entendia a ética?
- Para que você entenda o que o filósofo entendia como ética, é importante mencionar primeiro outra das suas ideias. Platão afirmava que a alma humana era divisível em três partes.