O que eu penso sobre o trabalho infantil?
Índice
- O que eu penso sobre o trabalho infantil?
- Por que o trabalho infantil é errado?
- Por que o trabalho infantil é uma realidade no Brasil?
- Por que o trabalho infantil é crime no Brasil?
- Quando o trabalho infantil é permitido?
- É crime uma criança trabalhar?
- O que diz a lei no Brasil sobre o trabalho infantil?
- Quais as consequências do Trabalho Infantil?
- Qual o significado do termo trabalho infantil?
- Por que o trabalho infantil faz mal às crianças?
- Quais são os tipos de trabalho infantil?
O que eu penso sobre o trabalho infantil?
O trabalho infantil pode ser uma prática mais comum do que se imagina! Trabalho infantil é quando uma criança começa a trabalhar com menos de 16 anos de idade. Essa prática é proibida no Brasil e pode provocar a prisão dos pais ou dos responsáveis, assim como da pessoa que realizou a contratação da criança.
Por que o trabalho infantil é errado?
Além de muitas vezes reproduzir o ciclo de pobreza da família, o trabalho infantil prejudica a aprendizagem da criança, quando não a tira da escola e a torna vulnerável em diversos aspectos, incluindo a saúde, exposição à violência, assédio sexual, esforços físicos intensos, acidentes com máquinas e animais no meio ...
Por que o trabalho infantil é uma realidade no Brasil?
Pobreza, má qualidade da educação e questões culturais são algumas das causas do trabalho infantil. A entrada da criança e do adolescente no mercado de trabalho pode estar ou não relacionado ao perfil familiar, mas ainda faz parte da cultura brasileira.
Por que o trabalho infantil é crime no Brasil?
No Brasil, o trabalho infantil é considerado crime de acordo com previsão constitucional, havendo, também, outras formas mais nocivas de trabalho infantil que merecem um tratamento especial da lei. ... Venda ou tráfico de menores - Constitui crime previsto no artigo 239 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Quando o trabalho infantil é permitido?
É considerado trabalho infantil, no Brasil, aquele realizado por crianças ou adolescentes com idade inferior a 16 (dezesseis) anos, a não ser na condição de aprendiz, quando a idade mínima permitida passa a ser de 14 (catorze) anos.
É crime uma criança trabalhar?
E a explicação para isso é simples: não há na legislação brasileira nenhum artigo que caracterize essa conduta como crime ou estabeleça penas de prisão para quem se aproveita da mão de obra de crianças. ...
O que diz a lei no Brasil sobre o trabalho infantil?
403, CLT, a idade mínima para ingressar no mercado de trabalho brasileiro é 16 anos, exceto na condição de aprendiz, que pode iniciar a trabalhar a partir dos 14 anos. Logo, pessoas menores de 14 anos que exercem atividade laboral, estão em situação de trabalho infantil.
Quais as consequências do Trabalho Infantil?
- Consequências do Trabalho Infantil 1 Afeta o desenvolvimento da criança e/ou adolescente 2 O indivíduo perde a infância 3 Gera diversos problemas sociais 4 Provoca doenças e problemas psicológicos 5 Induz ao baixo rendimento e abandono escolar 6 Causa despreparo para o mercado de trabalho More ...
Qual o significado do termo trabalho infantil?
- O termo "trabalho infantil" é definido como o trabalho que priva as crianças de sua infância, seu potencial e sua dignidade, e que é prejudicial ao seu desenvolvimento físico e mental. Ele se refere ao trabalho que: É mental, física, social ou moralmente perigoso e prejudicial para as crianças; Interfere na sua escolarização;
Por que o trabalho infantil faz mal às crianças?
- Nestes seminários, percebe-se o quanto o trabalho infantil faz mal às crianças, que ainda estão com seu corpo em formação, e o quanto isso afeta o lado psicológico e social. Em algumas cidades há um trabalho nas comunidades que está incentivando as empresas a não explorarem mão-de-obra infantil.
Quais são os tipos de trabalho infantil?
- Tipos de Trabalho Infantil. Existem diversas maneiras de explorar a mão-de-obra infantil, sendo que as mais comuns são os trabalhos em: Casas de família. Campo (sítios e fazendas) Minas, canaviais e fábricas. Narcotráfico.