adplus-dvertising

Como é feita a cirurgia de ligamento cruzado?

Índice

Como é feita a cirurgia de ligamento cruzado?

Como é feita a cirurgia de ligamento cruzado?

O cirurgião faz uma incisão (corte) no joelho para a retirada do enxerto escolhido (tendão dos músculos flexores ou patelar, normalmente) e este é preparado para que possa substituir o LCA. Após isso o ortopedista inicia a parte artroscópica da cirurgia, realizando dois pequenos furos na frente do joelho.

Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de ligamento cruzado anterior?

Seguindo o pós operatório corretamente, após cerca de 9 a 12 meses, o paciente pode voltar a fazer esportes de giro (i.e., que envolvem movimentos de pivô); mas antes disso, poderá recuperar as atividades habituais de baixa demanda (ex.: andar, caminhar, etc.), assim como antes da cirurgia.

Como é feita a cirurgia de ligamento lesionado?

  • Esta é uma cirurgia feita com o auxílio de um equipamento chamado artroscópio, que permite a realização da cirurgia por meio de cortes muito pequenos. Neste procedimento o ligamento lesionado é substituído por um enxerto que possa fazer o melhor papel possível do ligamento cruzado anterior pré-existente.

Como é feita a cirurgia de LCA?

  • Apesar disso, a maior parte das cirurgias de LCA é feita de forma a reconstruir apenas um único feixe. Para tanto, usa-se um túnel no fêmur e um túnel na tíbia, nos quais são inseridos o enxerto (uma corda única ligando o fêmur à tíbia). Nas últimas décadas vem sendo difundida no Brasil, a técnica da dupla banda.

Por que a falta de ligamento pode provocar dor crônica articular?

  • Em consequência, a falta de um ligamento pode provocar sintomas de instabilidade, com torções repetidas que lesionam progressivamente os meniscos e a cartilagem, geralmente progredindo para artrose, a principal causa de dor crônica articular em adultos.

Como é a cirurgia?

  • Como é a cirurgia? Assim que chega na sala da cirurgia, o paciente é abordado pelo anestesista. Nesse tipo de cirurgia, a anestesia mais comumente aplicada é a raquianestesia, que pode ser acrescentada de uma sedação, para que o paciente fique mais tranquilo.

Postagens relacionadas: