Como fazer um bom concreto aparente?
Índice
- Como fazer um bom concreto aparente?
- Como tratar o concreto aparente?
- Por que usar concreto aparente?
- Quanto custa concreto aparente?
- Como tratar a carbonatação do concreto?
- Como fazer concreto para acabamento?
- Como fazer acabamento em concreto?
- Qual a diferença entre cimento queimado e concreto aparente?
- Qual o significado do concreto aparente?
- Como usar concreto aparente em paredes e pisos?
- Como fazer a retração do concreto aparente?
- Será que o concreto aparente é o mesmo que o cimento queimado?
Como fazer um bom concreto aparente?
O cimento queimado natural é feito da mistura de água, areia e cimento. Depois de preencher a superfície com essa massa, aplica-se o pó de cimento por cima, enquanto ela ainda estiver fresca, usando a desempenadeira até que toda a área fique lisa. A cor vai de acordo com a especificação do profissional de design.
Como tratar o concreto aparente?
A descoloração do concreto aparente pode, algumas vezes, ser corrigida clareando- se as áreas escuras ou usando-se um selador incolor, levemente pigmentado, para harmo- nizar a área em relação ao todo. Areas com cores destoantes, mais claras, também podem ser tratadas com um selador incolor pigmentado.
Por que usar concreto aparente?
O concreto aparente acaba se tornando uma alternativa mais econômica na construção uma vez que não necessita de reboco e demais revestimentos para cobrir sua superfície. Além disso, sua estrutura demanda de menos manutenções no decorrer dos anos.
Quanto custa concreto aparente?
Mas a tecnologia é hoje em dia uma grande aliada, e o preço está bem mais acessível – cerca de R$ 320 o metro cúbico.
Como tratar a carbonatação do concreto?
A solução de hidróxido de potássio por imersão resultou na realcalinização de toda a camada carbonatada, sendo o resultado mais eficiente. Palavras-chave: realcalinização, carbonatação, corrosão de armaduras, solução alcalina, pontes.
Como fazer concreto para acabamento?
Para concreto fino, usado em acabamento de paredes, pisos, muros, use apenas a areia e o cimento na proporção 1 de cimento para 3 de areia. Assim que definir o tipo de concreto você poderá começar a misturar na masseira plástica.
Como fazer acabamento em concreto?
O estucamento consiste na aplicação de uma pasta formada por cimento Portland branco e cimento Portland comum. A proporção varia de acordo com a cor do concreto que será tratado. Em alguns casos, pode ser usado um aditivo de resina acrílica.
Qual a diferença entre cimento queimado e concreto aparente?
Tecnicamente, o cimento queimado é o resultado da mistura de cimento, areia e água e sua função é apenas o de acabamento. Já o concreto aparente deixa à mostra a estrutura das edificações e, nesse caso, é fundamental destinar um cuidado específico para deixá-lo como acabamento.
Qual o significado do concreto aparente?
- Junto da rusticidade, do minimalismo e da singularidade, o concreto aparente é um dos traços mais usados para trazer descontração, aspectos fabris e neutralidade. É importante lembrar que o concreto aparente não é o mesmo que o cimento queimado, apesar de se aproximarem tanto nas características visuais.
Como usar concreto aparente em paredes e pisos?
- Usar o concreto aparente em paredes, pisos e tetos é tendência em vários estilos de decoração e arquitetura. Exemplo disso é o uso da laje nervurada exposta. De acordo com essa proposta, muito característica em projetos com conceitos industriais, o teto não é coberto pelo forro que geralmente tampa a laje em formato de waflle.
Como fazer a retração do concreto aparente?
- Entretanto, o mais importante quando se trata de concreto aparente é a execução de uma cura bem-feita para reduzir o tamanho e o número das fissuras. Como medir a retração do concreto aparente?
Será que o concreto aparente é o mesmo que o cimento queimado?
- É importante lembrar que o concreto aparente não é o mesmo que o cimento queimado, apesar de se aproximarem tanto nas características visuais. O cimento queimado é, na verdade, um revestimento, feito com uma argamassa especial e com um visual mais polido e brilhante e menos grosseiro, ou seja, uma técnica decorativa.














