O que é clivagem de DNA?
Índice
- O que é clivagem de DNA?
- O que são enzimas de restrição e como elas funcionam?
- Como as enzimas de restrição Cliva o DNA?
- Como são chamados os pontos específicos cortados pelas enzimas?
- Que são sequências Palindrômicas?
- O que é um plasmídeo?
- Para que são usadas as enzimas de restrição?
- Qual é a função da enzima?
- Qual o papel da enzima de restrição?
- Como são sintetizadas as enzimas de restrição?
- Quais são os passos da clonagem de DNA?
- Como é feita a inserção do DNA?
- Quais são as etapas básicas do DNA?
- Como ocorre a transformação do DNA?
O que é clivagem de DNA?
As enzimas de restrição ou também denominadas de endonucleases de restrição, são as ferramentas básicas da engenharia genética, desempenhando função de clivagem (corte) da molécula de DNA em pontos específicos, em reconhecimento a determinadas seqüências de nucleotídeos.
O que são enzimas de restrição e como elas funcionam?
Enzimas de restrição são enzimas que cortam o DNA. Cada enzima reconhece um ou mais sequências alvo e corta o DNA nestas sequências ou perto delas. Muitas enzimas de restrição fazem cortes escalonados, produzindo terminações com DNA fita simples.
Como as enzimas de restrição Cliva o DNA?
As enzimas de restrição (ou endonucleases de restrição) são enzimas que cortam o DNA em locais específicos. As enzimas reconhecem determinadas sequencias nucleotídicas do DNA e fragmentam a molécula sempre que identificam essa sequência, produzindo extremidades coesivas.
Como são chamados os pontos específicos cortados pelas enzimas?
Em meados do século XX, cientistas descobriram que algumas enzimas produzidas por bactérias eram capazes de cortar moléculas de DNA em pontos específicos, formando fragmentos de tamanho bem definido que poderiam ser analisados. Essas enzimas foram denominadas enzimas de restrição ou endonucleases de restrição.
Que são sequências Palindrômicas?
As sequências palindrômicas são assim chamadas porque lembram palíndromos (como a palavra "arara" que pode ser lida num sentido ou noutro). A sequência AATT//TTAA, por exemplo, é uma sequência palindrômica. Essas sequências nunca ocorrem nos genes garantindo que nenhum deles será danificado durante o tratamento.
O que é um plasmídeo?
Os plasmídeos (ou plasmídios) são moléculas extracromossômicas circulares de DNA bacteriano. Essas moléculas destacam-se por sua capacidade de duplicação independente, ou seja, são capazes de se replicar independentemente do DNA cromossomal.
Para que são usadas as enzimas de restrição?
Enzimas de restrição são proteínas encontradas em bactérias que reconhecem uma curta sequência de DNA específica e clivam a dupla fita em um ponto específico. Estas enzimas fazem parte de um sistema de defesa contra DNA de fagos, os vírus de bactérias.
Qual é a função da enzima?
Enzima é um elemento orgânico celular que, na maioria das vezes, é proteína, salva raras exceções em que são ácidos nucleicos (riboenzimas). Elas servem como catalisadores biológicos nas reações químicas do nosso organismo, aumentando a velocidade dos processos metabólicos.
Qual o papel da enzima de restrição?
As enzimas de restrição (ou endonucleases de restrição) são enzimas que cortam o DNA em locais específicos. As enzimas reconhecem determinadas sequências nucleotídicas do DNA e fragmentam a molécula sempre que identificam essa sequência, produzindo extremidades coesivas.
Como são sintetizadas as enzimas de restrição?
São endonucleares ou seja no interior formado das moléculas de DNA , são também proteínas ,e são sintetizadas nas bactérias .
Quais são os passos da clonagem de DNA?
- A transformação e seleção bacteriana são passos fundamentais na clonagem de DNA. Clonagem de DNA é o processo de fazer muitas cópias de uma parte específica do DNA, como um gene.
Como é feita a inserção do DNA?
- A inserção é feita utilizando-se enzimas que “cortam e colam” DNA, e produz uma molécula de DNA recombinante, ou seja, DNA montado a partir de fragmentos de várias fontes. Diagrama mostrando a construção de uma molécula de DNA recombinante.
Quais são as etapas básicas do DNA?
- As etapas básicas são: Cortar e abrir o plasmídeo e "inserir" o gene. Esse processo baseia-se em enzimas de restrição (que cortam o DNA) e na DNA ligase (que une/cola o DNA).
Como ocorre a transformação do DNA?
- A transformação é um passo fundamental na clonagem de DNA. Ocorre após clivagem e ligação e transfere plasmídeos recém-criados para bactérias. Após a transformação, as bactérias são selecionadas em lâminas antibióticas. As bactérias com um plasmídeo são resistentes a antibióticos e cada uma formará uma colônia.