Quais as principais temáticas trazidas pela teoria pós crítica do currículo?
Índice
- Quais as principais temáticas trazidas pela teoria pós crítica do currículo?
- O que é a teoria pós crítica do currículo?
- Qual a conclusão de Tomaz de Tadeu da Silva em relação às teorias do currículo?
- Quais foram os representantes da teoria pós crítica do currículo?
- Quais os conceitos da teoria pós crítica?
- O que significa para Tomaz Tadeu da Silva dizer que as teorias do currículo estão no centro de um território contestado?
- Quais são as teorias do colonialismo?
- Quais são as teorias tradicionais do currículo?
- Por que os pensadores pós-coloniais buscam desconstruir o colonialismo?
- Qual a origem do pós-colonialismo?

Quais as principais temáticas trazidas pela teoria pós crítica do currículo?
Teorias pós-críticas do currículo Desse modo, mais do que a realidade social dos indivíduos, era preciso compreender também os estigmas étnicos e culturais, tais como a racialidade, o gênero, a orientação sexual e todos os elementos próprios das diferenças entre as pessoas.
O que é a teoria pós crítica do currículo?
No campo do currículo, a expressão teorias pós-críticas é utilizada para se referir às teorias que questionam os pressupostos das teorias críticas, marcadas pelas influências do marxismo, da Escola de Frankfurt e em alguma medida da fenomenologia, discussões em que as conexões entre currículo, poder e ideologia são ...
Qual a conclusão de Tomaz de Tadeu da Silva em relação às teorias do currículo?
Essa concepção converge com a de Tomaz Tadeu da Silva (2005, p. 15): O currículo é sempre resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai constituir , precisamente o currículo.
Quais foram os representantes da teoria pós crítica do currículo?
Dentre eles, Morgado (2005), Garcia e Moreira (2006), Eyng (2007), Silva (2007), Gomes (2007) e Imbernón (2002, 2013), Gatti, Barreto e André (2011). Para tanto, início apontando as características do currículo tradicional ao pós-crítico, buscando refletir sobre suas especificidades e influências no campo educacional.
Quais os conceitos da teoria pós crítica?
As teorias pós-críticas desconfiam de qualquer postulação que tenha como pressuposto uma situação finalmente livre de poder. Para as teorias pós-críticas o poder transforma-se, mas não desaparece. Nas teorias pós-críticas, o conhecimento não é exterior ao poder, o conhecimento não se opõe ao poder.
O que significa para Tomaz Tadeu da Silva dizer que as teorias do currículo estão no centro de um território contestado?
As teorias do currículo estão no centro de um território contestado. É precisamente a questão do poder que vai separar as teorias tradicionais das teorias críticas e pós-críticas do currículo. ... As teorias tradicionais se preocupam com questões de organização.
Quais são as teorias do colonialismo?
- Tais teorias buscam analisar os efeitos políticos, filosóficos, artísticos e literários deixados pelo colonialismo nos países colonizados e nos colonizadores, rompendo com a história única. Os diversos estudos são realizados em variadas áreas de conhecimento, tecendo críticas às narrativas eurocêntricas.
Quais são as teorias tradicionais do currículo?
- Teorias tradicionais do currículo As teorias curriculares tradicionais, também chamadas de teorias técnicas , foram promovidas na primeira metade do século XX, sobretudo por John Franklin Bobbitt, que associava as disciplinas curriculares a uma questão puramente mecânica.
Por que os pensadores pós-coloniais buscam desconstruir o colonialismo?
- Para isso, os pensadores pós-coloniais buscam desconstruir os “essencialismos” das ideias que naturalizam a inferioridade dos países que anteriormente eram colônias. Inicialmente, o pós-colonialismo analisava apenas as consequências do colonialismo europeu.
Qual a origem do pós-colonialismo?
- Em sua origem, o pós-colonialismo somente analisava as consequências do colonialismo europeu; posteriormente, passou a considerar também o imperialismo estadunidense. As teorias pós-coloniais buscam romper com a narrativa eurocêntrica, desconstruindo as ideias que inferiorizam os países que outrora foram colônias.