O que passa no canal do hipoglosso?
Índice
- O que passa no canal do hipoglosso?
- Qual o trajeto do nervo hipoglosso?
- O que o hipoglosso inerva?
- Que par Craneal se origina Del Surco pré Olivar?
- Qual nervo está relacionado com a movimentação da língua?
- Como avaliar o nervo glossofaríngeo?
- Como avaliar o nervo Glossofaríngeo?
- Quais nervos estão relacionados com as funções da língua?
- Qual a origem dos nervos cranianos?
- Qual a origem do nervo olfatório?
- Qual é o músculo do nervo hipoglosso?
- Quais são os sintomas do hipoglosso?
- Quais são os ramos do músculo hipoglosso?

O que passa no canal do hipoglosso?
O nervo hipoglosso, XII par craniano, é um nervo motor responsável pelo controle extrínseco e intrínseco da musculatura da língua. Na base do crânio ele passa pelo canal do hipoglosso e ao atravessá-lo, entra na nasofaringe e espaço carotídeo.
Qual o trajeto do nervo hipoglosso?
O último par craniano, o XII par, é o Nervo Hipoglosso. É um nervo motor que se origina no encéfalo pelo sulco lateral anterior do bulbo e emerge no crânio pelo canal do hipoglosso. Após passar pelo canal, segue até o ângulo da mandíbula e, então, se dirige para diante sob a língua para realizar sua função.
O que o hipoglosso inerva?
O nervo hipoglosso é responsável pela inervação dos músculos associados à movimentação da língua, classificados como extrínsecos e intrínsecos a ela. Dentre os músculos extrínsecos da língua, destacam-se o genioglosso, o hioglosso, o estiloglosso, o gênio-hióideo e o tiro-hióideo.
Que par Craneal se origina Del Surco pré Olivar?
O nervo hipoglosso emerge do bulbo na margem anterior dos dois terços inferior da oliva no sulco pré olivar, sulco este que separa a oliva e a pirâmide.
Qual nervo está relacionado com a movimentação da língua?
O nervo hipoglosso é um nervo motor e controla os músculos da língua que permitem a fala e a deglutição.
Como avaliar o nervo glossofaríngeo?
O primeiro teste serve para avaliar a função gustativa do glossofaríngeo, pois 1/3 posterior da língua é inervado pelo nervo glossofaríngeo. Então, com o paciente de olhos fechados, pingue uma substância amarga nesta região e peça que ele identifique o sabor. O normal é que o sabor amargo seja identificado.
Como avaliar o nervo Glossofaríngeo?
O primeiro teste serve para avaliar a função gustativa do glossofaríngeo, pois 1/3 posterior da língua é inervado pelo nervo glossofaríngeo. Então, com o paciente de olhos fechados, pingue uma substância amarga nesta região e peça que ele identifique o sabor. O normal é que o sabor amargo seja identificado.
Quais nervos estão relacionados com as funções da língua?
As funções sensitiva e motora da língua se devem aos nervos cranianos, os mesmos nervos responsáveis pela inervação da cabeça e pescoço. Todos os músculos da língua são inervados pelo nervo hipoglosso (NC XII), exceto o músculo palatoglosso, que é suprido pelo nervo vago (NC X).
Qual a origem dos nervos cranianos?
Todos os pares de nervos cranianos originam-se de núcleos no cérebro. Dois deles originam-se do prosencéfalo (olfatório [olfativo] e óptico), um tem o núcleo na medula espinhal (acessório), enquanto os restantes se originam do tronco cerebral.
Qual a origem do nervo olfatório?
Nervo olfatório (NC I) O nervo olfatório é sensitivo, visto que é formado por fibras aferentes viscerais especiais, cuja função é conduzir os impulsos olfatórios. A origem aparente do NC I no encéfalo e no crânio é, respectivamente, o bulbo olfatório e a lâmina crivosa do osso etmoide.
Qual é o músculo do nervo hipoglosso?
- O único músculo da língua que não é inervado pelo nervo hipoglosso é o músculo palatoglosso. O trajeto das fibras sensitivas aferentes do nervo hipoglosso é o seguinte (do início na periferia até o final, no cérebro):
Quais são os sintomas do hipoglosso?
- Transtornos comuns que podem envolver o núcleo do hipoglosso incluem neoplasias, lesões vasculares e doenças do neurônio motor. Raramente ocorre siringobulbia, abscesso, granuloma, sífilis, polioencefalite e mononucleose infecciosa.
Quais são os ramos do músculo hipoglosso?
- Ele então continua e fornece ramos para os músculos estiloglosso, hioglosso, genio-hioideu (com fibras de C1), genioglosso, longitudinais superior e inferior da língua, transverso da língua e longitudinal da língua. O único músculo da língua que não é inervado pelo nervo hipoglosso é o músculo palatoglosso.