Qual exame detecta câncer no colo do útero?

Qual exame detecta câncer no colo do útero?
O papanicolau é a principal forma de detectar lesões que podem vir a desenvolver a doença. É um procedimento simples que analisa amostras de células recolhidas do colo do útero por meio de raspagem com uma espátula e escovinha. O material é analisado em laboratório e pode detectar lesões pré-cancerosas.
Qual a sobrevida do câncer do colo do útero?
- Câncer do colo do útero O câncer do colo do útero tem 93% de sobrevida relativa em cinco anos nos estágios 0 e 1A. A detecção precoce permite que os médicos tratem as células anormalmente desenvolvidas antes que elas possam crescer ou se espalhar para outras áreas do corpo.
Qual a forma mais frequente do cancro do colo do útero?
- A forma mais frequente cancro do colo do útero é o carcinoma pavimentoso, pavimento-celular, epidermóide ou espinocelular. Outros tipos mais raros da doença são o adenocarcinoma ou carcinoma de pequenas células no colo do útero.
Qual a quimioterapia para o cancro do colo do útero?
- A quimiorradioterapia para o cancro do colo do útero envolve a administração de radioterapia externa e/ou radioterapia interna (braquiterapia), ao mesmo tempo que se administra um ciclo de quimioterapia.
Como pode ser utilizada a radioterapia no colo uterino?
- A Radioterapia pode ser utilizada nos carcinomas colo uterino como tratamento definitivo (único) com o objectivo de erradicar o tumor, ou, como tratamento adjuvante (após uma intervenção cirurgica), em associação ou não com a Quimioterapia.