O que passa pelo canal óptico?

O que passa pelo canal óptico?
O canal óptico situa-se no ápice, e dá passagem ao nervo óptico e à artéria oftálmica.
O que passa pela fissura orbital superior?
Entre o corpo e as asas maior e menor existe uma grande abertura, conhecida como fissura orbital superior, por onde numerosos nervos e vasos cursam (→ veia oftálmica superior, nervo oftálmico e seus ramos, nervo abducente, nervo oculomotor, nervo troclear).
O que passa na fossa incisiva?
Localização: na região anterior de sutura palatina mediana encontramos a fossa incisiva, que possui na sua profundidade dois forames incisivos. O que passa: Nervo Nasopalatino e Artéria Esfenopalatina.
Onde fica localizado o canal óptico?
osso esfenoide O que é: um canal ósseo, situado na pequena asa do osso esfenoide, onde passam o nervo óptico, a artéria oftálmica e os nervos simpáticos.
Qual a espessura do canal óptico?
- No canal óptico encontra-se a parte intracanalicular do nervo óptico. O canal óptico forma-se na asa menor do osso esfenoide. Existe uma variabilidade significativa na espessura das paredes do canal óptico, de tal modo que a espessura aumenta de medial para lateral e de superior para inferior.
Qual é o nervo óptico?
- O nervo óptico é o segundo dos doze pares cranianos presentes no cérebro humano. De função sensitiva, este nervo capta as informações através dos cones e bastonetes presentes na retina que são estimulados pela luz projetada em objetos.
Quais são as fibras do nervo óptico?
- Da mesma forma, a luz do campo visual direito é detetada pelo lado temporal do olho esquerdo e do lado nasal do olho direito. No quiasma óptico, as fibras do nervo óptico que se originam do lado temporal da retina do olho direito continuam no trato óptico direito (parte pós-quiasmática do nervo óptico).
Quem é o segundo neurônio da via óptica?
- Neurônio: Corresponde aos neurônios fotoreceptores da retina, cujas prolongações dendríticas periféricas se conectam aos cones e bastonetes, e suas prolongações axônicas se dirigem ao encontro das dendritas do segundo neurônio da via óptica. 2º.