O que é a região sacral?
Índice
- O que é a região sacral?
- Qual é a função do sacro?
- O que é cristã sacral?
- O que passa pelos forames sacrais?
- É característica do sacro?
- Porque o osso sacro tem esse nome?
- O que compõem o sacro?
- O que é o sacro no corpo humano?
- Quais são os componentes da região sacral?
- Qual a diferença entre cervical e sacral?
- Quais são as primeiras vertebras na região sacral?
- Quais as artérias da medula lombo-sacral?

O que é a região sacral?
A região sacral (sacro) está no final da coluna e encontra-se entre o quinto segmento lombar (L5) e o cóccix (último osso). O sacro é um osso de forma triangular e consiste de cinco segmentos (S1-S5) que são fundidos entre si (figura região sacral).
Qual é a função do sacro?
Em síntese, a função do Sacro é transmitir toda a força do tronco, da cabeça e dos membros superiores (braços, antebraços, ombros) para os membros inferiores. Nos estudos da anatomia humana, podemos verificar que essa função é realizada pela pelve. ... face anterior ou pélvica (essa face é considerada lisa);
O que é cristã sacral?
* Hiato Sacral - abertura ampla formada pela separação das lâminas da quinta vértebra sacral com a linha mediana posterior. * Processos Articulares Superiores Direito e Esquerdo - articulam-se com a quinta vértebra lombar. * Canal Sacral - canal vertebral do sacro.
O que passa pelos forames sacrais?
Sacro, superfície pélvica. (As duas colunas verticais possui quatro buracos, que são os forames intervertebrais do sacro.) ... O forame intervertebral é a abertura formada pela articulação de duas incisuras vertebrais. Através dele passam os nervos espinhais.
É característica do sacro?
O sacro tem a forma de uma pirâmide quadrangular com a base voltada para cima e o ápice para baixo. Articula-se superiormente com a 5ª Vértebra Lombar e inferiormente com o Cóccix. O sacro é a fusão de cinco vértebras e apresenta 4 faces: duas laterais, uma anterior e uma posterior.
Porque o osso sacro tem esse nome?
O sacro foi introduzido como um termo técnico em anatomia em meados do século XVIII, provém do encurtamento do nome latino tardio sacrum, que significa "osso sagrado". ... Devido ao fato de que o osso sacro é largo e espesso em sua extremidade superior, o sacro é alternativamente chamado de "os latum", "osso largo".
O que compõem o sacro?
O sacro tem a forma de uma pirâmide quadrangular com a base voltada para cima e o ápice para baixo. Articula-se superiormente com a 5ª Vértebra Lombar e inferiormente com o Cóccix. O sacro é a fusão de cinco vértebras e apresenta 4 faces: duas laterais, uma anterior e uma posterior.
O que é o sacro no corpo humano?
O sacro é um osso de formato triangular que fica na base da coluna vertebral, próximo às nádegas.
Quais são os componentes da região sacral?
- O sacro é um osso de forma triangular e consiste de cinco segmentos (S1-S5) que são fundidos entre si (figura região sacral). Componentes da região sacral As primeiras três vertebras na região sacral têm processos transversos os quais, juntos, formam largas asas laterais.
Qual a diferença entre cervical e sacral?
- De cervical para sacral, as raízes dorsais e ventrais tornam-se progressivamente maiores uma vez que se encontram cada vez mais afastados do seu local de saída do canal vertebral.
Quais são as primeiras vertebras na região sacral?
- As primeiras três vertebras na região sacral têm processos transversos os quais, juntos, formam largas asas laterais. Estas asas se articulam com as lâminas da pelve, o ílio. Como parte da cintura pélvica, o sacro forma as costas da pelve e forma também articulações com o osso do quadril chamadas articulações sacroilíacas.
Quais as artérias da medula lombo-sacral?
- Medula lombo-sacral: 1 a 3 artérias, sendo uma delas a artéria radicular magna de Adamkiewicz, que, normalmente, emerge do lado esquerdo entre D9 e D12 e responsável pela irrigação da metade inferior da medula. Posteriormente, podem existir entre 10 a 20 artérias raquimedulares.