Como é colocado o Portocath?
Como é colocado o Portocath?
Como é colocado? Através de um procedimento cirúrgico simples, realizado pelo cirurgião vascular, é instalado após anestesia local, a duração costuma ser de 30 minutos a 1 hora e o paciente pode ter alta no mesmo dia. Se necessário, poderá até receber o medicamento logo após.
Quais os riscos do cateter para quimioterapia?
Existem diversas complicações associadas tanto à implantação quanto ao uso de tais dispositivos. As complicações mais graves são relacionadas ao implante propriamente dito, como pneumotórax ou hemotórax, e costumam manifestar-se imediatamente, sendo relacionadas à escolha do local de punção.
Qual o implante de cateter para quimioterapia?
- O implante de cateter para quimioterapia é uma cirurgia realizada normalmente, sob anestesia local e anestesia venosa (sedação). Usualmente é feita uma incisão na pele, de 3 a 4 cm de extensão, no local onde será implantado o reservatório.
Qual a intenção da quimioterapia com a radioterapia?
- Quando utilizada simultaneamente com a radioterapia, a intenção é que uma potencialize a outra para o tratamento de uma doença localizada. O oncologista Pedro De Marchi explica que, além disso, a quimioterapia também pode ser utilizada para tratar uma doença avançada, em estado metastática.
Qual é o cateter da medicação?
- Consiste em um dispositivo composto por um cateter longo que fica posicionado dentro de uma veia de grande calibre ligado a um reservatório localizado abaixo da pele, onde será realizada a punção e infusão da medicação. Eles são feitos em diversos diâmetros e comprimentos e de diferentes tipos de materiais.
Qual a vantagem do cateter?
- A maior vantagem de se usar o cateter é o conforto que ele proporciona durante o tratamento. Quem usa fala que não sente absolutamente nada quando os enfermeiros puncionam e não sente dor, ardência ou qualquer tipo de desconforto quando os quimioterápicos são ministrados. Além disso, até as sessões de quimioterapia são muito mais rápidas.