adplus-dvertising

Qual o conteúdo da fissura orbital superior?

Índice

Qual o conteúdo da fissura orbital superior?

Qual o conteúdo da fissura orbital superior?

O conteúdo desta fissura consiste no terceiro, quarto e sexto nervos cranianos, na primeira divisão do quinto nervo craniano e em veias oftálmicas superiores. O ápice orbitário contém a fissura orbitária superior e o forame óptico.

Qual a função da fissura orbital superior?

Fissura Orbital Superior: uma fenda alongada que permite a comunicação entre a fossa média do crânio e a cavidade orbital. Nervo Oculomotor: Nervo Motor. Origem aparente encefálica na fossa interpenducular. Origem aparente craniana na fissura orbital superior.

Quais ossos formam a fissura Esfenomaxilar?

A fossa pterigomaxilar apresenta a forma de uma pirâmide invertida, situada entre o esfenoide, o maxilar superior e o osso palatino, e se comunica com a fossa infratemporal por intermédio da fissura esfenomaxilar. Contém o gânglio esfenopalatino, o nervo e artéria maxilar e o plexo venoso pterigóideo.

Quantos Esfenoides temos?

Articula-se no total com 12 ossos: o esfenoide e o etmoide e com os pares de ossos parietais, nasais, maxilares, lacrimais e com os ossos zigomáticos. Nas figuras oito e nove, podemos observar as partes do osso frontal numa visão anterior e numa visão inferior.

Quais nervos cranianos passam através da fissura orbital superior?

Fissura orbitária superior - Nervos oculomotor (III), troclear (IV) abducente (VI) e ramo oftálmico do trigêmeo (V¹),artéria oftálmica e veia oftálmica.

Quais são os ossos envolvidos na cavidade orbital?

Os ossos da órbita, que podem ser únicos (esfenóide, etmóide, frontal) ou duplos (maxilar superior, zigomático, lacrimal e palatino), são inteiramente forrados pelo periósteo, que nesse local toma o nome de periórbita.

Quem passa pela fissura orbital superior?

Entre o corpo e as asas maior e menor existe uma grande abertura, conhecida como fissura orbital superior, por onde numerosos nervos e vasos cursam (→ veia oftálmica superior, nervo oftálmico e seus ramos, nervo abducente, nervo oculomotor, nervo troclear).

Quem passa pela fissura Petrotimpanica?

A fissura petrotimpânica inclui a corda timpânica e a artéria timpânica anterior. O forame estilomastóideo abriga o nervo facial (NC VII) e a artéria estilomastóidea. Finalmente, a fissura timpanomastóidea abriga o ramo auricular do nervo vago (NC X).

Quais são os ossos que formam o Neurocrânio?

Os ossos do crânio fazem parte do esqueleto axial, conjunto de ossos que protege o sistema nervoso central. O neurocrânio é a parte do crânio que envolve o encéfalo e as meninges cranianas, sendo formado por 8 ossos: frontal, parietais (2), occipital, temporais (2), etmoide e esfenoide.

Quais ossos formam o forame lacerado?

O forame lacerado está situado entre várias articulações, incluindo a asa maior e o corpo do osso esfenoide, bem como a porção petrosa do osso temporal e a porção basilar do osso occipital.

Qual a diferença entre a fissura orbital inferior e o canal óptico?

  • A fissura orbital inferior é uma exceção, e possui somente a asa maior do osso esfenóide e a maxila definindo suas margens, e não o osso etmoide. As fissuras orbitais superior e inferior e o canal óptico são marcos que atualmente estão sendo revisados. O canal óptico é muito menor que os outros dois marcos, e é considerado o mais superior dos três.

Quais são os fatores importantes sobre a órbita da parede superior?

  • Fatos importantes sobre a órbita Paredes Superior (teto): osso frontal, asa menor ... Aberturas Forame supraorbital - nervo e artéria su ... Articulaçoes Sutura frontomaxilar (osso frontal e max ... Nota clínica Fratura em explosão, osteomielite, osteo ...

Quais os forames e fissuras do crânio?

  • Abaixo os forames e fissuras do crânio encontram-se agrupados pelos ossos que os contém. O forame cego pode ser encontrado entre o osso frontal e o osso etmoide, e nele cursa a veia emissária da cavidade nasal para o seio sagital superior.

Quais são as aberturas internas da órbita?

  • As seis aberturas internas estão situadas nas paredes posterior e medial da órbita. As aberturas posteriores são limitadas pelas asas maior e menor do osso esfenóide e pelo osso etmoide. A fissura orbital inferior é uma exceção, e possui somente a asa maior do osso esfenóide e a maxila definindo suas margens, e não o osso etmoide.

Postagens relacionadas: