Como é feita a cirurgia para retirar pedra nos rins?
Índice
- Como é feita a cirurgia para retirar pedra nos rins?
- Como é feita a cirurgia a laser para tirar pedra nos rins?
- Quando devo realizar a cirurgia para retirar pedras nos rins?
- Quando é necessária a cirurgia laser para pedra nos rins?
- Como deve ser a dieta após a cirurgia para pedra nos rins?
- Como faço para localizar a pedra?
Como é feita a cirurgia para retirar pedra nos rins?
Na operação, é feito um pequeno corte na região lombar para inserir um aparelho chamado nefroscópio até o interior do rim. Esse aparelho possui uma microcâmera que permite ao médico encontrar as pedras e fragmentá-las com a utilização de laser. Esses pequenos pedaços são removidos com pinças especiais.
Como é feita a cirurgia a laser para tirar pedra nos rins?
Cirurgia de cálculo renal a laser (ureterorrenolitotripsia flexível, ureteroscopia semi-rígida) Nessa cirurgia, uma câmera muito fina é introduzida através da uretra, passa pela bexiga e alcança o rim. Identificadas as pedras, introduz-se uma fibra de laser pelo equipamento e pulverizamos os cálculos renais.
Quando devo realizar a cirurgia para retirar pedras nos rins?
- Já o procedimento cirúrgico é indicado para casos mais graves, como veremos a seguir. Quando devo realizar a cirurgia para retirar pedras nos rins?
Quando é necessária a cirurgia laser para pedra nos rins?
- Recuperação da cirurgia: durante a cirurgia a laser para pedra nos rins é utilizada anestesia geral e, por isso, é necessário ficar internado, pelo menos, 1 dia até recuperar dos efeitos da anestesia.
Como deve ser a dieta após a cirurgia para pedra nos rins?
- Saiba os cuidados gerais depois de qualquer cirurgia. Após a cirurgia para pedra nos rins, a pessoa deve manter uma dieta saudável e ingerir, pelo menos, 1 litro de água por dia para evitar o surgimento de novas pedras nos rins. Saiba mais sobre como deve ser a dieta em: Alimentação para pedra nos rins.
Como faço para localizar a pedra?
- Nessa cirurgia, o médico realiza a introdução de um pequeno tubo desde uretra até ao rim do paciente. Depois, utilizando-se de instrumentos de visualização flexíveis (óticas flexíveis) e fibras óticas, consegue localizar a pedra.