adplus-dvertising

O que parece a Luminescencia no céu?

Índice

O que parece a Luminescencia no céu?

O que parece a Luminescencia no céu?

O fenômeno, chamado luminescência atmosférica, pode ser confundido com as auroras boreais. (Foto: NASA) Do espaço, é fácil ver a diferença. O "airglow" é a faixa verde uniforme e discreta que circunda a Terra. A aurora é o miolo verde exuberante.

O que é aurora no céu?

Aquelas luzes verdes que aparecem no céu em determinados lugares do mundo e são fenômenos procurados por diversos viajantes, os chamados “caçadores de aurora boreal”. A aurora é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares.

O que provoca a aurora boreal?

O fenômeno acontece durante tempestades solares, quando um gás chamado plasma, que é eletrizado por partículas de elétrons e prótons, parte do Sol. O plasma entra em contato com a atmosfera e com o campo magnético da Terra, que funciona como um escudo contra essas partículas vindas da nossa Estrela-Mãe.

Quais são os tipos de auroras?

A aurora boreal pode se apresentar de várias formas, como arcos, espirais e auréolas. O fenômeno ocorre quando o Sol emite um fluxo constante de partículas carregadas, conhecido como vento solar.

O que é o fenômeno luminescência?

A luminescência é a emissão de luz por parte de um corpo originada por qualquer razão que não seja consequência de uma variação de temperatura e pode ser classificada em dois grupos: a fotoluminescência, que abrange a fosforescência e fluorescência, e a quimioluminescência.

O que é o fenômeno da luminescência?

A luminescência é a emissão de luz devido a interação dos elétrons e a eletrosfera, onde, o elétron que sai da camada de maior energia para a de menor energia libera energia em forma de luz.

Em qual camada é direcionado os ventos solares para os polos norte e sul da Terra gerando o fenômeno da aurora?

Ela também é chamada de Aurora Polar e possui esse nome em latitudes do hemisfério norte. O fenômeno ocorre por consequência do impacto das partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra. Ou seja, os elementos são canalizados pelo campo magnético do planeta.

Como fazer para ver a aurora boreal?

Resumidamente, as condições ideais para ver a aurora boreal são:

  1. Ser inverno;
  2. Ser noite de céu limpo e o mais escuro possível (de preferência não ser lua cheia);
  3. Ter nenhuma ou o mínimo de luz não natural possível;
  4. Ter atividade solar suficiente ao longo do dia.

Como é que se forma a aurora boreal?

O fenômeno ocorre por consequência do impacto das partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra. Ou seja, os elementos são canalizados pelo campo magnético do planeta. A aurora boreal foi batizada em 1619 por Galileu Galilei.

O que causa as auroras polares?

As auroras são fruto da interação dos ventos solares, o campo magnético da Terra e a atmosfera terrestre. À medida que o vento solar se aproxima, ele distorce o campo magnético da Terra, permitindo que partículas carregadas (elétrons e prótons) vindas do Sol entrem na atmosfera nos polos norte e sul magnéticos.

Postagens relacionadas: