Quais os efeitos que os raios gama podem causar no corpo humano?
Índice
- Quais os efeitos que os raios gama podem causar no corpo humano?
- O que são os raios gama?
- Onde são utilizados os raios infravermelhos?
- Qual deverá ser a energia de cada raio gama por que precisam ser criados dois raios?
- Quais os efeitos dos raios gama?
- Como são definidos os raios gama?
- Quais são as fontes de raios gama?
- Como os raios gama são usados na medicina?

Quais os efeitos que os raios gama podem causar no corpo humano?
Quando a radiação gama interage com as moléculas presentes nos tecidos, ela arranca-lhe elétrons, formando íons. Em alguns casos, as ligações químicas podem ser rompidas, dando origem a radicais livres: moléculas capazes de degradar as células e causar danos ao organismo afetando o processo de divisão celular.
O que são os raios gama?
A Radiação gama, proveniente dos raios gama (γ), é um tipo de radiação eletromagnética produzida geralmente por elementos radioativos. Os raios gama, devido à alta energia que possuem, são capazes de penetrar na matéria mais profundamente que a radiação alfa ou beta.
Onde são utilizados os raios infravermelhos?
Os raios infravermelhos são também usados com fins científicos e técnicos. São usados nos painéis solares, em termografia (técnica de diagnóstico para tratamento de doenças circulatórias), nos telecomandos da televisão e outras aparelhagens.
Qual deverá ser a energia de cada raio gama por que precisam ser criados dois raios?
Resposta: Ademais, os tipos de onda que se encontram além da frequência da luz - o ultravioleta, os raios x e os raios Gama, são capazes de ionizar moléculas se a energia de seus fótons tiveram energia maiores de 10 eV. Portanto, a radiação gama é, de fato, uma radiação ionizante.
Quais os efeitos dos raios gama?
- Antes de tudo, os raios gama causam efeitos consideráveis dependendo do tipo de tecido exposto à irradiação, o tempo de exposição e a intensidade da radiação. Por exemplo, se a radiação entra em contato com moléculas dos tecidos de um ser vivo, ela contrai os elétrons, formando íons.
Como são definidos os raios gama?
- Os raios gama são definidos como uma radiação eletromagnética, que se forma a partir de fótons com alto potencial de energia e frequência. De antemão, os raios gama são definidos como uma radiação eletromagnética. Basicamente, elas se formam por fótons com altíssimo potencial de energia e frequência.
Quais são as fontes de raios gama?
- As principais fontes de raios gama são: Reações nucleares: A radiação gama é produzida por um decaimento nuclear de mesmo nome, o decaimento gama, que pode ocorrer juntamente com os decaimentos alfa e beta. Os fótons dessa radiação transportam consigo energias da ordem dos megaelétron-volts (MeV – 10 6 eV).
Como os raios gama são usados na medicina?
- Os raios gama também são usados na medicina para matar células malignas, como as células cancerígenas. Esse procedimento é chamado de cirurgia com faca gama. Os raios gama possuem os menores comprimentos de onda e a maior energia de qualquer outra onda no espectro eletromagnético.