Quais tipos de leis os vereadores podem criar?
Índice
- Quais tipos de leis os vereadores podem criar?
- Quais leis o município pode criar?
- Como funciona um projeto de lei municipal?
- Quais são os tribunais de Contas Municipais?
- Como foi criado o Tribunal de Contas?
- Como os vereadores fazem parte do Poder Legislativo?
- Será que o Tribunal de Contas recomenda que as contas sejam aprovadas?

Quais tipos de leis os vereadores podem criar?
Podem ser objeto de leis ordinárias, por exemplo, a criação de conselhos municipais, a denominação de logradouro público e a definição de horário de funcionamento do comércio.
Quais leis o município pode criar?
Conforme o texto constitucional, é possível propor e modificar leis, o que inclui a lei orgânica, desde que pelo menos 5% dos eleitores do município manifestem-se, reunindo assinaturas, em favor de um projeto de lei. A Câmara Municipal deverá receber o projeto de autoria popular, processar e votar.
Como funciona um projeto de lei municipal?
A criação de uma lei divide-se em quatro fases: iniciativa, discussão, votação e sanção ou veto. ... Os projetos de lei são sempre levados a plenário e submetidos a discussão e votação. Após ser aprovada a redação final, na Câmara, o projeto vai ao Prefeito, que pode aprovar ou rejeitar.
Quais são os tribunais de Contas Municipais?
- Na esfera federal, há o Tribunal de Contas da União (TCU). Na esfera estadual, os tribunais de contas dos estados. Já na esfera municipal, a história é mais delicada: a Constituição, em seu artigo 31, §4º, diz que “é vedada a criação de Tribunais, Conselhos ou órgãos de Contas Municipais”.
Como foi criado o Tribunal de Contas?
- "Criado por iniciativa de Ruy Barbosa, em 1890, o Tribunal de Contas é instituição estatal independente, pois seus integrantes têm as mesmas garantias atribuídas ao Poder Judiciário (CF, art. 73, §3°). Daí ser impossível considerá-lo subordinado ou inserido na estrutura do Legislativo.
Como os vereadores fazem parte do Poder Legislativo?
- Os vereadores fazem parte do Poder Legislativo, e discutem e votam matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas da cidade. Cada vereador é eleito de forma direta, pelo voto, tornando-se um representante da população.
Será que o Tribunal de Contas recomenda que as contas sejam aprovadas?
- Se o Tribunal de Contas fez parecer recomendando que as contas de um candidato sejam aprovadas, a Câmara de Vereadores não pode ignorar e votar pela rejeição.