adplus-dvertising

Quais teoricos falam sobre o lúdico?

Índice

Quais teoricos falam sobre o lúdico?

Quais teoricos falam sobre o lúdico?

Autores como Fröebel, Piaget, Vygotsky, Winnicott e Wallon, apenas para falar dos clássicos, promoveram estudos relacionados ao comportamento de brincar em sua relação com o desenvolvimento, favorecendo a compreensão e aplicação do mesmo.

O que os teoricos recomendam para o lúdico?

O que os teóricos recomendam para o lúdico. Segundo Piaget ([s/d], apud SANTOS; JESUS 2010, p. 01), o lúdico é formado por um conjunto linguístico que funciona dentro de um contexto social; possui um sistema de regras e se constitui de um objeto simbólico que designa também um fenômeno.

Qual a visão do professor sobre o lúdico?

Constatou-se que o lúdico é utilizado como uma técnica eficaz no processo de ensino-aprendizagem, pois é reconhecido como provedor da assimilação do conhecido e facilita a aderência às regras, colaborando na socialização, na motivação e gera prazer tanto para os professores quanto para alunado.

O quê Vygotsky fala sobre o lúdico?

Assim, para Vygotsky nenhuma brincadeira lúdica é livre de organização ou mesmo realizada por qualquer motivo, elas não estão ligadas somente ao prazer que proporcionam. ... Com a utilização da brincadeira, a criança vai aprendendo regras de comportamento, aprendendo a relacionar-se com outras pessoas.

Quem criou o lúdico?

Os índios, os portugueses e os negros foram os precursores dos atuais modelos e maneiras de desenvolvimento do lúdico que mantemos até hoje, no Brasil. Nos últimos séculos, houve no Brasil, uma grande mistura de povos e raças, cada qual com suas culturas, crenças, educação.

Quando surgiu o lúdico?

Há evidências que revelam que o lúdico é utilizado desde a antiguidade por alguns povos como fenícios e os egípcios. Através de escritas e criptogramas deixados pelos egípcios podemos conhecer alguns de seus jogos, mostrando também que alguns jogos retratavam aspectos culturais de alguns povos.

Qual o papel do professor na brincadeira?

O professor de Educação Infantil deve conduzir um trabalho voltado para o brincar, visando atender todas as necessidades dessa faixa etária, tendo em vista que as brincadeiras propiciam a fantasia e a criatividade da criança, possibilitando também que estas adquiram o domínio da linguagem simbólica.

Qual a importância do lúdico na formação da personalidade?

  • Ferreira; Silva Reschke ([s/d], p.7) explicam que o lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação da personalidade.

Como utilizar o lúdico como ferramenta pedagógica?

  • E também pretendeu-se ressaltar o caráter do lúdico como ferramenta pedagógica na construção de um aprendizado mais significativo e perceber como ele pode ser utilizado em sala de aula, nas séries iniciais. Desta maneira, busquei subsídios para aprimorar a minha ação como educadora, realizando uma reflexão sobre o tema.

Qual a importância do lúdico no ensino fundamental?

  • O lúdico é ferramenta necessária para o desenvolvimento das potencialidades das crianças: cognitiva, criativa e social, pois é elemento fundamental para o crescimento equilibrado do indivíduo. Palavras-chave: Lúdico - Ensino Fundamental - Aprendizagem – Criança

Qual o papel do lúdico na formação do ser humano?

  • Curiosamente o lúdico desenvolve um papel fundamental na formação do ser, ato de ser uma necessidade do ser humano em qualquer idade, e não pode ser vista apenas como diversão.

Postagens relacionadas: