O que pretendiam os tenentes?

O que pretendiam os tenentes?
O movimento defendia reformas na estrutura de poder do país, entre as quais se destacam o fim do voto aberto (fim do voto de cabresto), modalidade que voto que favorecia o coronelismo presente na República Oligárquica, além de defenderem a instituição do voto secreto e a reforma na educação pública..
Qual era o objetivo dos tenentes?
A presença significativa de tenentes na condução desses movimentos deu origem ao termo "tenentismo". Os principais movimentos tenentistas da década de 1920 foram os 18 do Forte, os levantes de 1924, e a Coluna Prestes. O principal objetivo dos tenentes era derrubar o governo.
Quais são os exemplos de revoltas tenentistas?
- Outros exemplos de revoltas tenentistas foram a Revolta Paulista (1924) e a Comuna de Manaus (1924). A Coluna Prestes, movimento tenentista liderado por Luis Carlos Prestes, enfrentou poucas vezes as forças oficiais.
Por que os tenentistas não possuem um plano de ação?
- Os tenentistas, no entanto, não possuíam um plano de ação e não sabiam como implantariam as reformas que defendiam. Assim, as lutas organizadas por eles, conforme os historiadores classificam, foram caracterizadas mais pela ação do que pelo discurso.
Por que os tenentistas apoiam a Revolução de 1930?
- Então, os tenentistas apoiam e integram a Aliança Liberal em 1929 com objetivo a quebra o regime. No ano seguinte, o tenentismo foi essencial para que a Revolução de 1930 fosse bem sucedida, sob a liderança de Getúlio Vargas. Vargas soube recompensar seus aliados, nomeando alguns tenentes com funções políticas em alguns estados brasileiros.