O que os protestantes criticam na Igreja de seu tempo?
Índice
- O que os protestantes criticam na Igreja de seu tempo?
- O que incomodava os críticos da Igreja Católica antes e durante a reforma Protestante?
- O que foi a Reforma Protestante e como a Igreja Católica reagiu?
- O que fez Lutero em desafio à Igreja Católica?
- Como se encontrava a Igreja Católica antes da Reforma Protestante?
- Quais são as igrejas protestantes?
- Quando os primeiros protestantes chegaram no Brasil?
- Qual a intenção da Igreja Protestante na Alemanha?
- Por que a igreja protestante recebeu esse nome?

O que os protestantes criticam na Igreja de seu tempo?
Os protestantes criticavam o comportamento dos padres, que muitas vezes se apresentavam bêbados, mantinham amantes, tinham filhos ilegítimos ou cometiam outros atos que eram vistos pelos protestantes como "pouco cristãos".
O que incomodava os críticos da Igreja Católica antes e durante a reforma Protestante?
Práticas não condizentes com sua doutrina como a venda de indulgências, de cargos eclesiásticos e a inadequação do alto clero que se comportava de maneira mundana e luxuosa abalaram a crença de muitos fiéis na instituição da Igreja Católica.
O que foi a Reforma Protestante e como a Igreja Católica reagiu?
A resposta da Igreja Católica à Reforma Protestante foi a Contrarreforma, que foi pensada entre os anos de 15, na cidade italiana de Trento. Um concílio foi convocado pelo Papa Paulo III para que o alto clero católico se reunisse para reagir à cisão promovida pela Reforma.
O que fez Lutero em desafio à Igreja Católica?
Devido aos abusos da Igreja Católica no século XVI, com grande exploração de seus fiéis, especialmente por meio da venda de indulgências, Lutero lutou por uma igreja voltada a Deus, sem a corrupção dos poderosos católicos da época.
Como se encontrava a Igreja Católica antes da Reforma Protestante?
Antes da reforma, a igreja havia se tornado totalmente corrupta, vendia indulgências, cobrava altos impostos e disputava o poder com o estado romano. Luxo e riquezas se contradiziam com a fé cristã. A autoridade papal havia se auto-outorgada acima da autoridade da Bíblia.
Quais são as igrejas protestantes?
- A partir do século XX surgem novas igrejas protestantes: as igrejas pentecostais e neopentecostais. No Brasil, essas igrejas são mais conhecidas como evangélicas. Luterana: primeira igreja protestante, fundada por Martinho Lutero no século XVI na Alemanha.
Quando os primeiros protestantes chegaram no Brasil?
- Os primeiros protestantes a chegar no Brasil foram os holandeses por volta do ano 1630. Os holandeses invadiram o nordeste a partir de Pernambuco. Só em recife, foram abertas 22 igrejas protestantes durante as duas décadas de dominação holandesa.
Qual a intenção da Igreja Protestante na Alemanha?
- No passado, a cada ano as Igrejas protestantes reverenciavam seu fundador, Martinho Lutero, numa espécie de "aclamação ao herói". Mas dessa vez é diferente. Em 2017, a intenção da Igreja Evangélica na Alemanha (EKD, da sigla em alemão) é celebrar os 500 anos da Reforma ao lado da Igreja católica como uma festa cristã.
Por que a igreja protestante recebeu esse nome?
- As críticas, porém, não foram aceitas pelo Papa Leão X que, em 1530 excomunga Martinho Lutero e, consequentemente leva à separação da igreja, nascendo daí a igreja protestante. A religião protestante recebe esse nome porque teve origem nos protestos às atitudes da igreja católica.